Onda de calor atua em grande parte do Brasil

A onda de calor que atua sobre o Brasil ainda vai manter as temperaturas elevadas em muitas áreas do país ao longo desta semana

A onda de calor que atua sobre o Brasil ainda vai manter as temperaturas elevadas em muitas áreas do país ao longo desta semana. As máximas continuam acima da média para o período e o ar seco chama a atenção com índices muito críticos, principalmente nas áreas centrais do Brasil.

Onda de calor persiste

Os próximos dias seguem quentes e com temperaturas bem acima do normal para os padrões desta época do ano em todo Sudeste, Centro-Oeste e no Paraná. Os dias mais quentes desta semana serão quarta e quinta, dia 25 de 26 de agosto.

Neste período, as máximas ficam entre 35°C e 40°C em muitas cidades do oeste e norte do Paraná e de São Paulo , em Mato Grosso Grosso do Sul e no estado de Mato Grosso.

As capitais de São Paulo e do Rio De Janeiro devem registrar recordes de maior temperatura do inverno. Além disso, a capital paulista pode ter a tarde mais quente do ano de 2021 em pleno inverno!

Até o momento, a maior temperatura do inverno no Rio de Janeiro é de 34,3°C, no dia 20 de agosto. Já do ano de 2021, o recorde é de 40,2°C, em 30 de janeiro, que não deve ser batido. Em São Paulo, o recorde de maior temperatura do ano de 2021 é de 34,1°C, em 30 de janeiro. Há chance de um novo recorde na cidade.

Ar seco, qualidade do ar prejudicada e risco de queimadas

A umidade relativa do ar ainda segue muito abaixo do recomendado para a saúde e conforto humano neste período. Valores abaixo dos 20% ainda podem ser registrados por praticamente todo estado de São Paulo, inclusive a capital, sul e oeste de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Distrito Federal, Tocantins, oeste da Bahia, sul de Rondônia e interior do Paraná. A situação é de emergência, com valores abaixo de 12% no noroeste e oeste de São Paulo, sul de Mato Grosso, inclusive a capital Cuiabá e o estado de Mato Grosso do Sul.

A falta de chuva e vento significativo fazem os poluentes ficarem bastante concentrados na atmosfera, o que prejudica a qualidade do ar em muitas regiões do país. Por isso, além da secura, o ar continua muito poluído, podendo agravar problemas respiratórios em muitas pessoas.

Mudanças no tempo

Aos poucos a chuva já aumenta na Região Sul ao longo desta semana e há previsão de mudanças entre o Sudeste e o Centro-Oeste no fim da semana. Porém, é valido ressaltar que essa frente fria não será generalizada como do fim de julho.

A Região Sul será a mais influenciada. Ao longo desta semana é alto o risco para temporais, principalmente sobre o Rio Grande do Sul, e esfria bastante, com risco de geada já na sexta-feira em áreas da Campanha Gaúcha.

Volta a chover a partir de quinta-feira em São Paulo e na sexta-feira chove também no Rio de Janeiro. As temperaturas entram em declínio no fim da semana e faz frio na capital paulista durante a sexta-feira.