Em 'Pantanal', Jove conhece Miriam, e se afasta ainda mais de Juma

Divulgação Globo/João Miguel JúniorO sofrimento de Jove (Jesuita Barbosa) sem o perdão de Juma (Alanis Guillen) parece não ter fim. Quando pede ao pai que o ajude a se libertar desta dor, José Leôncio (Marcos Palmeira) o incentiva a viajar, se dedicar ao trabalho, numa referência à forma como ele mesmo lidou com situação similar no passado. O rapaz segue o conselho e parte para São Paulo em cenas que vão ao ar a partir desta segunda (8/8). Mas São Paulo não é seu destino final. De lá, decide ir de carro para Santa Catarina, onde conhece Miriam (Lisa Del Dala). 

Miriam é uma profissional da Agroecologia que está à frente do projeto piloto que Jove implementa com a ajuda de Matilde (Mareliz Rodrigues). A sintonia entre os dois quando se encontram é imediata e conforme passam a conversar sobre os negócios nos quais estão envolvidos, ela cresce ainda mais. Jove fica admirado com o conhecimento de Miriam sobre o assunto. A consultora, por sua vez, se impressiona em ver seu interesse genuíno em cuidar do meio ambiente. Enquanto isso, no Pantanal, Juma e o próprio Velho do Rio (Osmar Prado) sentem que o rapaz se afasta cada vez mais, e não se trata apenas dos quilômetros que os separam.

Divuglação

Globo/João Miguel JúniorEm cenas que vão ao ar hoje (5/8), Ibraim (Dan Stulbach) fica irritado ao saber que Érica (Marcela Fetter) levará a gravidez adiante e determina que isso só pode acontecer se ela se casar com José Lucas (Irandhir Santos). O rapaz aceita a condição, preocupando José Leôncio, que enxerga as más intenções de Ibraim.

Lisa Del Dala fala sobre a participação e os bastidores das gravações em entrevista abaixo.

Entrevista com Liza Del Dala

É sua estreia em novelas? Como estão sendo as gravações?

Introduzir uma nova personagem em uma história que já está há meses no ar emocionando o Brasil inteiro é um desafio. As gravações, para além do ritmo intenso, como geralmente acontece nos sets de filmagem, é uma experiência linda, potente e divertida. E estar diante deste universo Pantanal te estimula a acompanhar com a mesma dedicação que você vê assim que passa a fazer parte das filmagens, e somar com essa poderosa energia que acontece nas gravações; e que por fim é captada pelo público quando assiste.

Quem é Miriam? 

Miriam é uma jovem engajada em salvar o futuro, e ela entende que melhorar a forma de viver da sociedade reflete muito na sua própria qualidade de vida e na vida de quem ama. Ela é uma mulher com uma alma esperançosa, e é daí que parte sua energia para tornar-se essa ponte entre “o velho e o novo”. Miriam é altruísta e não tem medo desse ser seu modus operandi em todas as áreas de sua vida.

Poderia nos contar um pouco sobre sua trajetória enquanto atriz? 

Eu comecei em 2019 a estudar teatro, mas atuar era um sonho que eu levava comigo muito antes de conseguir me tornar parte deste valiosíssimo ofício. Ao longo daquele ano, participei de três peças teatrais e em 2020, quando começou a pandemia, comecei a produzir uma webserie para as redes sociais chamada ‘Diário Poético’ e ‘Rosas Agressivas’ onde atuo, dirijo, edito e escrevo. Foi a forma que encontrei de me aproximar do universo que sempre quis vivenciar. Em 2021 tive a oportunidade de realizar meu sonho de dar vida a personagens na minha primeira obra audiovisual. Agora, em 2022, atuei em uma série e essa é a minha primeira participação em uma novela, dando vida à encantadora Miriam, em ‘Pantanal’.

Poderia contar um pouco mais sobre a relação de Miriam e Jove?

A relação de Miriam e Jove se inicia através da afinidade que os dois encontram no campo intelectual, e isso abre espaço para descobrirem novas afinidades, e uma sintonia começa a se estabelecer e em sequência um entrosamento entre os dois se cria, uma ligação orgânica. E essa relação simpática, leve e construída de forma inesperada por eles dá infinitos cenários de como isso pode terminar. Miriam e Jove constroem uma conexão que se firma sem esforço, de forma natural, por isso esse relacionamento acaba mexendo em outras áreas da vida dos dois jovens engajados.

‘Pantanal’ é escrita por Bruno Luperi, baseada na novela original escrita por Benedito Ruy Barbosa. A direção artística é de Rogério Gomes e Gustavo Fernandez, direção de Walter Carvalho, Davi Alves, Beta Richard, Cristiano Marques e Noa Bressane. A produção é de Luciana Monteiro e Andrea Kelly, e a direção de gênero é de José Luiz Villamarim.