Estátua de João Cândido vai ganhar novo local de destaque no centro do Rio

A Praça Marechal Âncora, no centro do Rio, vai receber um novo morador ilustre. É a estátua de João Cândido, que entrou para a História como Almirante Negro ao liderar a Revolta da Chibata em 1910.

O novo local foi escolhido por ter sido palco de dois grandes marcos na história: o primeiro, quando apontou os canhões para o Palácio do Catete; e o segundo por ter sido o local onde ele terminou seus dias, como mercador de peixes. 

Leia mais: Líder da Revolta da Chibata será tema de debates regulares em escolas do RJ

A estátua faz parte de um conjunto de 25 monumentos que passam por restauração em comemoração o Bicentenário da Independência. Segundo a Secretaria de Conservação, a troca vai acontecer até o início de setembro, data prevista para a conclusão do trabalho. O Investimento da prefeitura do Rio é de R$ 4,5 milhões. 

Sem destaque ou placa de identificação, a peça em bronze de João Cândido fica instalada na Praça Quinze, centro do Rio. Antes de 2008, o monumento esteve no Museu do Catete, também sem protagonismo.

Com a mudança de local, a prefeitura do Rio pretende corrigir a injustiça e dar o merecido destaque para o Almirante Negro. A decisão é uma inciativa em conjunto com a Coordenadoria de Promoção de Igualdade Racial.

“A prefeitura está vendo nisso também um pedido de desculpas da cidade ao grande nome. Assim que o restauro ficar pronto, a estátua vai para o devido lugar de honra”, disse a secretária municipal de Conservação, Anna Laura Valente Secco.

Edição: Clívia Mesquita