Coração de D. Pedro é apresentado no Itamaraty

Evento terá a presença do Chefe da Casa Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança

O coração do Imperador D. Pedro I será apresentado publicamente no Ministério das Relações Exteriores / Palácio Itamaraty (DF) às altas autoridades do Brasil e do exterior, na tarde do próximo dia 23 de agosto. O tetraneto do Imperador D. Pedro I e da Imperatriz Dona Maria Leopoldina e Chefe da Casa Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, estará presente na cerimônia.

Após o seu falecimento no Palácio de Queluz, Portugal, em 1834, o coração do imperador brasileiro, seguindo a sua vontade, foi retirado do seu corpo e preservado na Igreja de Nossa Senhora da Lapa em um cofre de 20 toneladas, fechado há várias chaves na cidade do Porto – Portugal.

O imperador quis fazer uma homenagem à cidade que lhe foi muito fiel nas últimas guerras que combateu. A sua última vontade foi executada por sua filha brasileira, a rainha de Portugal, D. Maria da Glória ou Maria II.

Pela primeira vez na história, essa relíquia da maior importância para portugueses e brasileiros sai da cidade do Porto e vem ao Brasil para uma breve estada nas comemorações do bicentenário da nossa independência.  Uma aeronave da Força Aérea Brasileira fará o transporte em condições especiais, devido à fragilidade da relíquia.

Dentre os mais altos dignitários convidados, destaca-se a presença de S. A. I. R. Dom Bertrand de Orleans e Bragança. Ele será acompanhado pelo fundador do Círculo Monárquico Brasileiro, Rubens de Brito, e pelo autor do livro sobre o período imperial e membro da Pró Monarquia, o advogado Guilherme de Faria Nicastro.

Também acompanha Sua Alteza, o compositor Malcolm Forest, produtor cultural do Programa Nacional das Comemorações do Bicentenário “A Jornada dos Príncipes”.

Música da Cerimônia: “Libertas Brasil”

A Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira, sob a regência do maestro Ten. Paulo Rezende, apresentará na recepção solene, com quatro cantores solistas, com a coordenação do maestro Eldom Soares, a obra musical criada por Malcolm Forest especialmente para as Comemorações do Bicentenário, “Libertas Brasil” (Malcolm Forest) Fantasia sobre o “Hino da Independência do Brasil” de D. Pedro I, com arranjo do maestro Joaquim França Ramos. A composição teve sua estreia mundial em Brasília no dia 7 de junho último, em Concerto do Bicentenário no Teatro Eber Vasconcelos.