Metrô de São Paulo recebe campanha de orientação e testes de HIV/aids

Quem passa hoje (25) pela estação Tatuapé, da Linha 3-Vermelha do Metrô, pode participar, até as 15h, da campanha de orientação e prevenção contra o HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis. A ação é promovida pela Secretaria Estadual de Saúde. Além da orientação de profissionais da saúde sobre a doença, também são distribuídos gratuitamente autotestes de HIV/aids, preservativos externos, internos e géis lubrificantes. 

Os autotestes podem ser feitos em cabines, na própria estação, com acompanhamento dos profissionais da saúde. Outra opção é levar o teste para fazer em um local de preferência, como em casa, por exemplo.  

No autoteste para HIV, a pessoa coleta a própria amostra (fluído oral ou sangue) e, em seguida, faz o teste e interpreta o resultado. Todas as orientações para a correta realização dos procedimentos são repassadas pelos profissionais de saúde na estação. 

Promovida pela Secretaria Estadual da Saúde, por intermédio do Centro de Referência e Treinamento – Programa Estadual de IST Aids de São Paulo, a ação nas estações do Metrô tem contribuído para o esclarecimento da população e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis. A parceria atendeu 5.485 pessoas até julho deste ano.