O que é miocardite e quais são os sintomas?

Hoje em dia tem se falado muito em miocardite. Você já teve ou conhece alguém que teve? Sabe o que é e quais são os sintomas e os riscos nesse caso? Neste episódio o Dr. Bruno Mioto dá mais detalhes sobre o assunto.

A miocardite ocorre com mais frequência após a ingestão. Pode ser uma presença dos quadros mais comuns de gripe até de complicações relacionadas ao coração, como febre reumática e doença de Chagas.

Os vírus são os microrganismos mais envolvidos nos quadros desta doença, destacando-se entre eles os enterovírus e mais recentemente o perigoso COVID-19. Além das causas infecciosas, que são as mais comuns, a miocardite também pode ocorrer por doenças autoimunes em que o nosso sistema imunológico, que é nosso sistema de defesa, passa a atacar o próprio corpo.

O sintoma mais comum é dor no peito e em alguns casos pode ocorrer febre. Raramente, apenas em casos graves, pode ocorrer arritmia no coração, falta de ar, inchaço nas pernas e, pior das hipóteses, a morte.

O diagnóstico depende do conjunto de sintomas, do exame físico com a ausculta cardíaca que pode revelar arritmias ou sopros no coração e da avaliação detalhada da história do indivíduo.

De qualquer forma, a confirmação depende da realização de alguns exames laboratoriais e do eletrocardiograma. Exames de imagem do coração, como o ecocardiograma, a ressonância nuclear magnética e a cintilografia, também podem ser usados ​​para avaliar a forma e o funcionamento do órgão.

E qual é o tratamento nesse caso?

O objetivo do tratamento é atenuar os sintomas, eliminar a inflamação e tratar os danos causados ​​à função do coração, quando presentes.

O que você pode fazer para diminuir o seu risco de ter Miocardite?

Medidas simples: durma bem, boa alimentação, evite uso exagerado de antibióticos, antiparasitários e antifúngicos e sempre que possível avaliação médica regular e é claro, se apresentar os sintomas que foram apresentados, não deixe de procurar um médico, de preferência um cardiologista.

Para saber mais, assista ao vídeo no canal Dr. Ajuda.