ALCOOLISMO: dicas de como parar de beber

Você conhece alguém que bebe demais, tem vários problemas por conta disso e mesmo assim não consegue controlar o uso do álcool? Quer saber como parar de beber? Neste episódio a Dra. Karina Calderoni dá dicas de como parar de beber.

  1. O primeiro passo para uma pessoa parar de beber é ela entender que está passando por um processo de adoção por conta do álcool. Assumir que tem um problema, reconhecer os prejuízos que o álcool causa a sua vida e de outras pessoas é muitas vezes difícil, mas é fundamental entender, pois sem isso, dificilmente alguma mudança vai acontecer. Depois de aceitar que existe um problema, se prepare para essa grande mudança que é parar de beber.
  2. Faça uma tabela com uma coluna com as vantagens de parar de beber e, do outro lado, as vantagens de continuar bebendo. Vá preenchendo uma tabela aos poucos, de forma bem completa e observe o que pode fazer para ter as vantagens que o álcool lhe proporciona sem o consumo dele e principalmente sem a preservação que ele traz. Por exemplo, os pontos mais comuns são socialização, lazer e relaxamento. Podemos pensar em outras coisas que trazem esses benefícios é que o álcool não esteja envolvido como a prática de esportes, participe de algum grupo, se reúna com os amigos para uma caminhada, existem várias opções em que podemos pensar.
  3. Elimine toda bebida alcoólica de sua casa. Muitas vezes a fissura pelo álcool dura apenas 10 minutos, mas se a bebida estiver ali à mão, pode ser muito difícil resistir.
  4. Evite locais em que as pessoas estejam bebendo e situações de risco para uma recaída. Você vai ter que parar de frequentar bares ou outros locais em que estava acostumado a beber. O simples fato de estar no local vai despertar uma vontade que pode ser difícil de controlar.
  5. Busque alternativas que lhe deem prazer, locais e companhias que te fazem bem e que não estão relacionados com o uso do álcool.
  6. Procure ajuda especializada de um médico psiquiatra e um psicólogo. Você também pode buscar tratamento gratuito pelo SUS nos CAPS-AD, em que uma equipe multiprofissional composta por médicos, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, enfermagem são treinados para trabalhar com a reabilitação física, psicológica e social do alcoolista. Procure também os grupos de ajuda mútua, como os Alcoólicos Anônimos, o AA. Muitas pessoas em todo o mundo conseguem parar de beber frequentando o AA.
  7. Por fim, reveja sempre os pontos positivos que você está tendo por ter parado de beber. Seu relacionamento familiar melhorou? Seu corpo está mais saudável? Seu trabalho flui melhor? Reveja e valorize sempre essas conquistas. Saiba que o esforço é grande e diário, mas que vale muito a pena, pois com certeza você ganhará mais anos de vida e com mais qualidade.

Para saber mais, assista ao vídeo no canal Dr. Ajuda.

Continuar Lendo

Receba nossos conteúdos em primeira mão.