Morre Flávio Pentagna Guimarães, ex-presidente do Grupo BMG

Flávio Pentagna Guimarães, acionista e ex-presidente do Grupo BMG, faleceu nesta quinta-feira (19/1/23), aos 94 anos, em Belo Horizonte.

Flávio Pentagna Guimarães, acionista e ex-presidente do Grupo BMG, faleceu nesta quinta-feira (19/1/23), aos 94 anos, em Belo Horizonte.

Dr. Flávio, como era conhecido, foi um visionário e um grande empreendedor. Ao longo da vida, desenvolveu frentes de negócios em diferentes segmentos da economia.

O Grupo BMG é hoje um conglomerado de empresas que atuam, além do mercado financeiro, nos segmentos de inovação, tecnologia, agronegócios, logística, imobiliário, entre outros. Ele também foi responsável por tornar o Banco BMG a primeira instituição financeira a ofertar crédito consignado no país.

Flávio Pentagna Guimarães
Flávio Pentagna Guimarães – Divulgação

Flávio Pentagna Guimarães e família são figuras constantes na lista dos mais ricos da Forbes. Em 2021, o patrimônio foi avaliado em R$ 3,20 bilhões, conquistado com muito trabalho à frene da Magnesita/BMG

Ex-donos da mineradora Magnesita, vendida por R$ 1,2 bilhão em 2007, os Pentagna Guimarães controlam o BMG, banco mineiro fundado em 1930 por Antônio Mourão Guimarães (1888-1965). Seu filho Flávio começou a trabalhar na instituição em 1958. A família mantém negócios na indústria, na agropecuária, no setor imobiliário e em energia eólica. Em 2017, adquiriu parte da Bossa Nova Investimentos

Dr. Flávio deixa cinco filhos: Antônio, João, Regina, Angela e Ricardo, além de 12 netos e 12 bisnetos. A esposa, Marina Ferreira Pentagna Guimarães, faleceu em 10/09/1994.

O sepultamento será amanhã, em Belo Horizonte