O hospital de campanha da Aeronáutica que vai prestar atendimento a indígenas Yanomami começou a ser instalado na Casa de Saúde Indígena Yanomami em Boa Vista, na tarde desta terça-feira (24). O secretário nacional de Saúde Indígena, Ricardo Weibe Tapeba, deu detalhes sobre a implantação do hospital de campanha.
“Estamos implantando um hospital de campanha aqui em Boa Vista para a gente resolver esse problema da assistência dos indígenas que estão alojados na Casa de Apoio, e também dando assistência para os indígenas que estão chegando do território. Mas a nossa intenção é levar um desses hospitais de campanha para dentro do território indígena Yanomami, para região do Surucucu, levando uma estrutura mínima, com profissionais, com materiais, com insumos, e tentar recuperar todo o esquema de vacinação que foi fragilizado naquela região”.
Sob a coordenação dos Ministérios da Saúde e da Defesa, o hospital de campanha terá uma equipe multidisciplinar, com médicos, farmacêuticos e profissionais de enfermagem que atenderão aproximadamente 700 indígenas. Foram enviados aparelhos de raio-X e ultrassonografia, e uma unidade celular de saúde, com leitos de internação para pacientes ambulatoriais, estabilização de pacientes graves, farmácia e laboratório.
Segundo dados da Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena), mais de mil indígenas foram resgatados do território Yanomami nos últimos dias, inclusive crianças com quadro de desnutrição acentuada e malária.