Volta às aulas: saiba como montar uma lancheira saudável para as crianças

A alimentação tem papel fundamental em todas as etapas da vida, mas bons hábitos alimentares são decisivos para o crescimento e o desenvolvimento nos primeiros anos de vida da criança. Com a volta às aulas, é preciso cuidado na escolha de alimentos saudáveis para a lancheira dos pequenos.

Camila Cordova, nutricionista e professora do curso de Nutrição da faculdade Anhanguera Taguatinga, orienta aos pais e responsáveis a fazer um planejamento antes de ir às compras e colocar no papel os alimentos mais saudáveis para serem consumidos pela família.

“Eu gostaria de dar uma atenção especial na escolha por alimentos in natura ou minimamente processados. Na verdade, esses são alimentos que devem ser a base da nossa alimentação. Então verduras, legumes e frutas são uma variedade incrível de alimentos minimamente processados e são a base para uma alimentação balanceada saborosa”, completa a nutricionista.

Camila reforça também a importância dos alimentos de origem animal, como carne, leite, ovos e peixe.  

“Então na hora de fazer as compras, a minha dica é colocar em primeiro lugar esses alimentos, buscar sempre locais onde você tem uma variedade grande de alimentos, onde você vai conseguir ter desde as verduras e legumes, as carnes, os ovos, os cereais, os grãos, as leguminosas. Então grandes mercados vão ajudar a gente a encontrar todos os produtos que a gente precisa para compor a alimentação de uma criança”, explica a especialista.

Júlia Cristina tem 27 anos, é vendedora e moradora de Brasília. Ela tem um filho de três anos e, na hora de preparar a lancheira escolar do pequeno, sempre procura colocar alimentos mais saudáveis. 

“A gente sempre procura mandar um carboidrato, como um pãozinho, uma tapioca, alguma coisa do tipo e uma fruta. Aí um morango ou manga, uva, banana, que são coisas que ele gosta bastante. E o suco somente de frutas”, diz a vendedora.

Boa alimentação é fundamental para o desenvolvimento da criança

Volta às aulas: especialistas recomendam check-up auditivo e visual para crianças

Montando uma lancheira saudável A nutricionista Camila Cordova dá dicas de como montar uma lancheira saudável na hora de levar a criança para a escola.

Escolher um líquido, preferencialmente que seja água. É importante que tenha sempre uma garrafinha com água na lancheira da criança. Outra alternativa é o suco natural sem açúcar, chás e até a água de coco natural; Frutas frescas, como banana, maçã, morango, pera, uva, goiaba, entre outras.  Vegetais como palitinhos de cenoura, abobrinha, brócolis cozido, beterraba; Para complemento, pode-se acrescentar pão de queijo caseiro, tapioca, cuscuz, sanduíche, iogurte natural, bolo caseiro, entre outros. Com o intuito de auxiliar os pais e responsáveis a inserirem uma alimentação saudável durante o crescimento das crianças, em 2021 o Ministério da Saúde desenvolveu o “Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 anos”. O guia reúne as principais recomendações sobre aleitamento, introdução à alimentação complementar e escolha de alimentos saudáveis.