''Luar do Sertão'' destaca as marchinhas em seu Especial de Carnaval

Reprodução TV AparecidaNo ”Luar do Sertão – Especial de Carnaval” desta terça-feira (21/2), às 19h30, Padre Paulinho resgata as tradicionais marchinhas de Carnaval. Para representar esse gênero, que surgiu nos áureos tempos da folia, a produção da TV Aparecida convidou a banda Lume do Paraitinga. Com repertório vasto nos gêneros Carnavalesco (marchinhas luizenses), bem como Regional e Sacro, a Lume do Paraitinga se apresenta com músicas autorais de Pedro Moradei, integrante e fundador da banda. 

Lume do Paraitinga teve a primeira formação em 1991. Na ocasião, a convite de Pedro Moradei, um grupo de amigos se reuniu para interpretar algumas marchinhas de autores locais, já consagradas pelos músicos Luizenses. E, no ano seguinte, o grupo ganhou o nome “Banda Lume”, indo além do gênero “Carnaval” e participando de grandes festivais de MPB regionais. Mas, em 2000, a Lume suspende suas atividades e seus integrantes acabam compondo outras bandas. 

O compositor Pedro Moradei continuou mantendo sua criação musical, compondo marchinhas e outros gêneros. No tradicional Festival de Marchinhas ele se faz sempre presente junto com sua esposa Ana Rosa. 

E foi em 2014 que Pedro e Ana Rosa retomam a Banda Lume com nova formação e um complemento no nome: Lume de Paraitinga. Em 2018 tiveram a oportunidade de gravar o CD “Celebrando o Divino”, o qual foi lançado em 2019. Esse trabalho vem como consequência das raízes religiosas de Pedro e Ana Rosa, que nunca deixaram de integrar a equipe de liturgia da paróquia. Tal condição permitiu que Pedro compusesse várias músicas religiosas, principalmente de cunho litúrgico. 

”Luar do Sertão”, terça-feira, às 19h30