TV Brasil mostra flashes do desfile das escolas de samba mirins do Rio

DivulgaçãoA TV Brasil exibe flashes do desfile das escolas de samba mirins do Carnaval do Rio de Janeiro nesta terça (21), direto da Marquês de Sapucaí. O canal público também traz entradas do jornalismo com informações sobre a apuração do Grupo Especial da folia de São Paulo, do Sambódromo do Anhembi. Os conteúdos integram a programação ao vivo da emissora pública na faixa Carnavais do Brasil.

A diversão na TV Brasil começa mais cedo nesta terça (21), às 13h, com os blocos e trios elétricos de Salvador. Os apresentadores Anna Karina de Carvalho e Morillo Carvalho assumem o comando da festa, às 15h. A atração temática recebe no estúdio a atriz Quitéria Chagas, Rainha de Bateria da Império Serrano, e o cantor e compositor Bruno Galvão. 

O desfile das agremiações do Grupo Mirim do Rio de Janeiro começa às 15h45 na Passarela do Samba carioca. Ao todo, a folia da garotada na folia reúne 16 escolas formadas pelas novas gerações de sambistas. Cerca de 25 mil crianças devem percorrer a Avenida até o final da noite.

A festa reúne as escolas Miúda da Cabuçu, Tijuquinha do Borel, Ainda Existem Crianças de Vila Kennedy, Império do Futuro, Golfinhos do Rio de Janeiro, Filhos da Águia da Portela, Corações Unidos do Ciep, Herdeiros da Vila, Infantes do Lins, Mangueira do Amanhã, Estrelinha da Mocidade, Nova Geração do Estácio, Petizes da Penha, Inocentes da Caprichosos, Aprendizes do Salgueiro e Pimpolhos da Grande Rio.

A emissora também apresenta notícias direto do Anhembi com as novidades sobre a apuração das notas das agremiações do Grupo Especial das escolas de samba de São Paulo. A reportagem da TV Brasil conta a expectativa e revela a emoção do resultado com a comemoração da grande campeã da folia paulista.

À noite, a partir das 20h, após a pausa de uma hora para o telejornal Repórter Brasil, a dupla de apresentadores Clarice Basso e Thiago Pimenta assume o comando da faixa Carnavais do Brasil. Eles mostram mais detalhes da animação para a folia no Nordeste e em outras capitais da festa momesca.

Atrações diárias na telinha do canal público

Nos próximos dias, a TV Brasil acompanha a alegria dos foliões nos blocos de rua em várias cidades do país, a festa momesca nos trios e palcos nordestinos. A programação especial ao vivo é ancorada por duplas de apresentadores da própria emissora no estúdio do canal no Rio de Janeiro.

As transmissões tem a participação de convidados e mostra conteúdos temáticos em diversos horários para todos os gostos, além de entradas ao vivo do jornalismo. A festa da cultura popular ganha as telas com flashes e informações da festa momesca nos quatro cantos do território nacional.

O canal ainda faz um especial com a repercussão do resultado da folia carioca após a apuração do desfile do Grupo Especial do Rio de Janeiro na quarta (22), às 18h. Os destaques do próximo fim de semana são o desfile das escolas de samba da Série Prata do Rio de Janeiro, na sexta (24) e no sábado (25), e o Desfile das Campeãs de São Paulo, também no sábado (25). As duas transmissões começam às 21h30.

A diversão dos cortejos em capitais da folia como Olinda, Recife e Salvador tem destaque na telinha, assim como os bloquinhos que arrastam multidões nas metrópoles carioca e paulista. No nordeste brasileiro, astros se apresentam nos tradicionais circuitos Barra-Ondina, Campo Grande e nos shows do Pelourinho, na Bahia, e mobilizam a população no Marco Zero e na Praça do Arsenal, em Pernambuco.

A TV Brasil valoriza o conteúdo regional e a diversidade das manifestações da expressão popular. Os blocos afro baianos se intercalam às coreografias de frevo e maracatu pernambucano. Para participar da cobertura, basta utilizar a hashtag #CarnavaisdoBrasil nas redes sociais.

A faixa Carnavais do Brasil é conduzida em esquema de rodízio pelos apresentadores Anna Karina de Carvalho, Bia Aparecida, Bruno Barros, Clarice Basso, Eliane Benício, Luciana Valle, Marília Arrigoni, Morillo Carvalho, Munike Moret, Priscila Rangel, Tâmara Freire e Tiago Alves. Além dos apresentadores, a produção tem a participação de convidados no estúdio para ilustrar a transmissão e comentar as performances.

Durante cerca de dez dias, a programação destaca o que de mais importante acontece no carnaval pelo país. A iniciativa reúne profissionais da própria TV Brasil, canal gerido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), e de afiliadas que integram a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP).

A programação Carnavais do Brasil exibe, ao vivo e em rede nacional, a festa de cores, ritmos e diversidade com muito axé, samba, frevo e maracatu. A faixa mostra toda a riqueza cultural de Salvador nos circuitos Barra-Ondina e Campo Grande, além de shows do Pelourinho, em parceria com a TVE da Bahia, e as apresentações musicais do Marco Zero e da Praça do Arsenal, no Recife, junto com a TV Pernambuco.

A visibilidade da folia popular também ganha as ondas da Rádio Nacional que forma a EBC junto com a própria TV Brasil e outros veículos públicos como a Rádio MEC e a Agência Brasil. A tradicional emissora tem programação própria e também entra em rede com a TV Brasil. Já a agência de notícias prepara cobertura jornalística sobre a alegria momesca e registra as imagens dos festejos da cultura tradicional.