Seop remove 12 veículos por trafegarem irregularmente na calha do BRT

A ação foi feita na saída do túnel da Grota Funda, sentido Zona Sul

A Secretaria de Ordem Pública realizou, nesta sexta-feira (24/3),  mais uma operação para coibir que veículos transitem na calha do BRT.  Foram removidos 12 veículos por trafegarem irregularmente e um total de 15 multas aplicadas. A ação foi feita na saída do túnel da Grota Funda, sentido Zona Sul.

– A gente reforça que a utilização da calha do BRT é para o ônibus do BRT. Portanto, qualquer veículo particular sem autorização para trafegar nessa faixa será multado e rebocado. Nós vamos continuar fazendo esse tipo de fiscalização para que a gente possa ter a operação do BRT funcionando normalmente, sem riscos de acidente, sem riscos de tornar a viagem mais lenta do que ela pode ser, para que o usuário do BRT tenha dignidade e segurança no seu deslocamento. Aqueles motoristas que insistirem em cometer essa ilegalidade terão seus carros rebocados e multados, perdendo pontos na carteira. Certamente também terão multas a serem pagas, tendo em vista essas irregularidades – enfatiza o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

Os veículos removidos foram encaminhados para o pátio de Guaratiba (Estrada da Ilha, 1.758 – Guaratiba). O valor da multa por transitar na faixa exclusiva do BRT é de R$ 293,47. Apenas no mês de março, a Seop e a Guarda Municipal fizeram ações de fiscalização para coibir o trânsito de veículos na pista exclusiva do BRT. Nas operações foram aplicadas 887 multas e realizadas 103 remoções.

Agentes do BRT Seguro prendem duas pessoas por roubo

Na madrugada desta sexta-feira (24/3), agentes do programa BRT Seguro foram acionados pelo Centro de Controle e Monitoramento da Mobi-Rio devido ao furto de um extintor de incêndio na estação Gilka Machado. Uma equipe se dirigiu ao local, mas os três suspeitos já haviam fugido. De posse das características físicas dos três, os agentes conseguiram capturá-los na estação Pontal com o extintor furtado. Dois menores foram apreendidos e um homem foi preso, sendo todos encaminhados para a 16ª DP, na Barra da Tijuca.

Já na noite desta quinta-feira (23/3), uma equipe do BRT Seguro que estava em patrulhamento próximo à estação Bosque de Marapendi se deparou com cinco pessoas tentando fugir de uma guarnição da Polícia Militar. Em auxílio aos policiais do 31º BPM, os agentes do BRT Seguro realizaram um cerco tático, que resultou na apreensão de um menor de idade que havia participado do furto de um celular dentro de um “Carro de Aplicativo” nas imediações. Os polícias conseguiram apreender outros três menores, além de prender um homem que também participou do furto. O outro participante do grupo conseguiu fugir. O celular foi recuperado e a ocorrência também foi registrada na 16ª DP.

Desde o início do BRT Seguro, em junho de 2021, foram realizadas 1.870 prisões por roubo, furto, depredação, importunação sexual, desacato e tráfico de drogas. Também foram registradas 6.630 multas por evasão de passagens