Escolas do DF passam a ter plano para aumentar a segurança dos alunos

As escolas públicas e privadas do Distrito Federal vão fazer parte do plano para aumentar a segurança nas unidades de ensino. Creches e universidades também vão ser atendidas. O governo distrital deu mais informações sobre as ações nesta quinta-feira (13).

A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, disse que todos os diretores escolares vão ser orientados sobre como agir. “Nós temos que informar à policia tudo o que acontece dentro da escola. Se teve um movimento estranho, os alunos entregam: um estudante chega e diz: ‘tia, tem uns meninos conversando isso e aquilo’, e o diretor tem que saber exatamente o que vai fazer. O nosso regime prevê inclusive que, em casos extremos e necessários, a própria direção da escola pode abrir a mochila da criança.”

O secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, disse que o efetivo do batalhão escolar vai ser reforçado, mas não falou em números por ser um dado estratégico.

Avelar pediu que os pais ajudassem a controlar o que os filhos fazem na internet e observem o que carregam nas mochilas. “Não é necessário que os filhos transportem, por exemplo, armas brancas. Esse controle pode até terminar na segurança pública, e, se for o caso, estamos prontos para isso. Mas esse controle começa dentro das nossas residências, dentro das nossas famílias cujos pais presume-se que está fiscalizando os filhos.”

Outro ponto reforçado pelo secretário foi que a população faz denúncias, mas que os trotes vão ser combatidos, porque atrapalham o trabalho das forças de segurança. Esses casos podem receber multa de R$ 4 mil.

No início da semana, o GDF já havia anunciado algumas medidas como aumento da vigilância na internet e reforço do policiamento nas escolas. Inclusive, 60 unidades mais independentes vão ter uma atenção maior.

Canal Denúncias sobre ameaças de ataques podem ser feitas ao canal Escola Segura, criada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com a SaferNet Brasil. As informações enviadas ao canal serão mantidas sob sigilo e não há identificação do denunciante.

Acesse o site para fazer uma denúncia.

Em caso de emergência, a orientação é ligar para o 190 ou para a delegacia de polícia mais próxima.