MINERAÇÃO: Prêmio reconhece gestão pública de "cidades mineradoras"

O Prêmio Municípios Mineradores chega a sua segunda edição neste ano reconhecendo a qualidade dos serviços prestados pelos municípios com atividades de mineração em seu território. As categorias temporárias são Saúde; Educação; Proteção Social; Infraestrutura; Meio Ambiente; Gestão; Finanças e Desenvolvimento Econômico. O prêmio é uma realização da Agenda Pública e do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM)..

VEJA MAIS: PODCAST: Mineração segura e sustentável: o desafio do Abril Verde PERSPECTIVAS: Com novos projetos, mineração brasileira deve retomar o crescimento Mineração: municípios querem fortalecer a agência reguladora Foram indicadas 24 iniciativas como finalistas da premiação. No dia 31 de maio, 8 serão premiadas nas distintas dimensões, e outras 5 cidades serão reconhecidas por sua atuação regional, sendo uma em cada macrorregião do Brasil. O diretor da Agenda Pública, Sérgio Andrade, conta sobre a importância desse incentivo: “Nós destacamos o que esses cidadãos merecem, merecem e podem inspirar outros do país a conquistar melhorias nestas várias áreas”, disse.

O diretor ressalta como esses bons exemplos de governança pública geram resultados para a sociedade: “É importante destacar a boa gestão, porque é a forma de traduzir como oportunidade de desenvolvimento, os investimentos que esses municípios merecem para toda a população, como chegar para todos os benefícios que são gerados de alguma maneira, por crescimentos e investimentos diretamente ou ligados à atividade de mineração”, pontuou.

O prêmio é destinado a municípios com mineração que tenham os maiores índices de arrecadação de CFEM (Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais) e que tenham qualidade na prestação de serviços públicos.

Municípios indicados crescimento econômico
Canaã dos Carajás (PA)
São Gonçalo do Rio Abaixo (MG)
Itabirito (MG)

Educação
Alto Horizonte (GO)
Barro Alto (GO)
São Gonçalo do Rio Abaixo (MG)

finanças
Itatiaiuçu (MG)
Ouvidor (GO)
Sarzego (MG)

gestão
Bela Vista de Minas (MG)
Ibatira (MG)
Paracatu (MG)

infraestrutura
Canaã dos Carajás (PA)
Piracema (MG)
São Gonçalo do Rio Abaixo (MG)

Meio Ambiente
Itatiaiuçu (MG)
São Gonçalo do Rio Abaixo (MG)
Sarzedo (MG)

Proteção Social
Ouvidor (GO)
Passa Tempo (MG)
São Gonçalo do Rio Abaixo (MG)

saúde
Alto Horizonte (GO)
São Gonçalo do Rio Abaixo (MG)
São Sebastião da Vargem Alegre (MG)