Pauderney: Navalshore Amazônia contribuirá para criação de cluster da indústria naval

A Navalshore Amazônia acontecerá no Centro de Convenções Vasco Vasques, entre os dias 24 e 26 de maio, das 13h às 20h.

Pauderney Avelino, Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas, destaca que segmento tem potencial de crescimento e é fundamental à logística amazônica

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) do Amazonas acredita que a Navalshore Amazônia, em Manaus, será extremamente importante para a indústria naval da região, dada as suas características hidrográficas. O secretário da pasta, Pauderney Avelino, destaca que o segmento tem um potencial relevante, sendo fundamental à logística amazônica, onde diversas localidades somente são acessadas por meio da bacia hidrográfica.

A Navalshore Amazônia acontecerá no Centro de Convenções Vasco Vasques, entre os dias 24 e 26 de maio, das 13h às 20h.

Para o secretário, a feira contribuirá para que fornecedores e outras empresas desta cadeia de suprimentos se instalem para produzir em Manaus, reduzindo custos e acessando este importante mercado.

“A feira contribuirá fortemente para a criação de um cluster da indústria naval, especialmente por conta dos incentivos fiscais aqui existentes, disponíveis para serem usufruídos pelos novos investidores”, disse Avelino à reportagem. Ele considera que o polo naval é muito consolidado na região e tem um enorme potencial de crescimento para os próximos anos.

Muitos fornecedores de equipamentos navais — como motores, sistemas de propulsão e de comunicação, serviços especializados para a indústria naval, logística e navegação — que estarão presentes na feira já possuem instalações ou estrutura de suporte na região Norte. A Navalshore Amazônia tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de negócios e potencialidades da indústria naval fluvial amazônica, além de propor sinergia com o segmento marítimo.

A feira terá fornecedores da indústria naval direcionada ao transporte fluvial e à cadeia logística do Amazonas e dos demais estados do Norte, reunindo navipeças, estaleiros, armadores e terminais portuários.

A Navalshore Amazônia é organizada pela Navalshore Organização de Eventos e tem como principal parceira a revista Portos e Navios, provedora do conteúdo e referência editorial da indústria marítima no Brasil, fundada em 1958. Esta será a primeira edição da feira em Manaus. No Rio de Janeiro, a Navalshore é realizada desde 2004 e é hoje a maior feira de indústria naval da América do Sul.