Seminário no Rio debate estratégias para combater a desinformação e o discurso de ódio

Na próxima terça-feira (23), o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) abrirá as suas portas para debater sobre desinformação e discurso de ódio, um tema que vem causado muitas vítimas na sociedade brasileira e ganhou mais espaço no cenário político nos últimos cinco anos.

Leia mais: Audiência da Alerj debate projeto de educação midiática nas escolas estaduais do Rio de Janeiro

O seminário “Palavras matam: como enfrentar a desinformação e o discurso de ódio” faz parte do esforço para construir estratégias comunicativas que dialoguem com a população e possam se contrapor ao discurso de ódio que ganhou espaço até recentemente como fala oficial, nas redes sociais e na mídia hegemônica. 

O evento contará com a participação do historiador e sociólogo Michel Gherman (IFCS/UFRJ), a professora Suzy dos Santos (ECO/UFRJ), a jornalista Camila Marins, o filósofo Fernando Santoro (IFCS/UFRJ) e contribuição da jornalista Luciana Barreto (CNN). 

::  PL das Fake News pode estabelecer direitos e deveres das plataformas, mas enfrenta resistências ::

A iniciativa faz parte do projeto da ONG CRIAR Brasil, com apoio da Fundação Ford, que inclui iniciativas de pesquisa e produção de materiais que explicitem as consequências da intolerância e busque caminhos para resistir a essas práticas desagregadoras. O seminário conta ainda com a parceria do IFCS e da Escola de Comunicação da UFRJ. 

O encontro será aberto ao público e contará com emissão de certificado de participação para os presentes.

:: Orlando Silva critica big techs: ‘Querem colocar de joelhos o Congresso Nacional’ ::

Serviço:

“Palavras matam: como enfrentar a desinformação e o discurso de ódio”

Data: 23 de maio (terça-feira)

Horário: 10h

Local: Salão Nobre do IFCS/UFRJ (Largo de São Francisco – Centro – Rio de Janeiro).
 

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Jaqueline Deister