Hoje é Dia lembra Dia da África, da adoção e da Mata Atlântica

Foi no dia 25 de maio, mas do ano de 1963, em Adis Abeba, na Etiópia, que foi criada a Organização da Unidade Africana (OUA). Sucedida pela União Africana, que atualmente reúne os 55 países do continente, a criação da OUA foi o marco para as Nações Unidas instituírem, em 25 de maio, o Dia da África. Por isso, o Hoje é Dia desta semana começa com este episódio do Nossa África, que foi ao ar na TV Brasil, que explica por que a África é chamada de berço da humanidade: o programa passa pela Etiópia, Quênia, África do Sul e Egito e mostra onde e como o homem começou a caminhar, descobriu o fogo e iniciou sua longa marcha rumo aos tempos modernos:

O Nossa África também apresenta, em seus episódios, as lutas pela independência, golpes de Estado e guerras civis da história da África, os avanços democráticos conquistados pelos países do continente, a diversidade e tolerância religiosa, a agricultura, o artesanato, as comunicações, o esporte, a literatura, a educação, a gastronomia, a moda e mais.

Também conta histórias de ícones africanos, como Wangari Maathai, a primeira mulher africana a ganhar o Nobel da Paz e os heróis da independência africana. As mulheres e as crianças africanas também foram assunto de episódios do programa.

No Brasil, 25 de maio é o Dia Nacional da Adoção. De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que é responsável pelo Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), mais de quatro mil crianças e adolescentes, em todo o país, esperam por uma família. O Programa Especial, da TV Brasil, tratou da adoção de crianças com deficiência, e explicou o passo a passo para se adotar uma criança ou adolescente no país – especialmente se o adotante tiver alguma necessidade especial:

Nações e povos do Brasil Neste domingo (21) é celebrado o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, data estabelecida pela Unesco para falar sobre a diversidade dos povos de todo o planeta. Em 2013, o Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, mergulhou na riqueza das culturas de outros países, como Alemanha, Portugal, Ucrânia, Japão e países árabes, sem sair do país: são as muitas nações do Brasil:

Falando ainda sobre tradição e cultura, em 24 de maio celebra-se o Dia Nacional dos Ciganos – em reverência à contribuição dos ciganos na formação da história e identidade cultural do Brasil. O episódio Ciganos: “Minha pátria é onde estão meus pés”, do Caminhos da Reportagem, mostrou como vivem os ciganos que estão no país, e tratou de questões como os costumes e mitos dos povos ciganos, problemas sociais, preconceito e marginalização que as comunidades enfrentam:

Também na quinta-feira (24), o calendário marca o dia nacional de uma das bebidas mais apreciadas pelos brasileiros: o café. O Brasil é o segundo maior consumidor de café do mundo (atrás apenas dos Estados Unidos) e o maior produtor do grão no planeta. O Caminhos da Reportagem foi até a Mantiqueira saber o que faz um café ser considerado especial, e como esta região do sul de Minas virou referência na produção desses grãos selecionados:

A floresta mais antiga da América do Sul Fechando a semana, no sábado (27) é o Dia Nacional da Mata Atlântica – uma das florestas com maior diversidade de espécies em todo o planeta: são cerca de 20 mil tipos de plantas diferentes – muitas, que só existem por lá. Este bioma, que está presente em 15% do território nacional, passa por 17 estados e serviu de berço para o país, rendeu um dos episódios da série Nossos Biomas, que foi ao ar pela TV Brasil e está disponível no TV Brasil Play:

O TV Brasil Play também apresenta a série documental Mata Viva – Ciência e Aventura na Mata Atlântica, que acompanha as expedições de estudiosos em busca de descobertas científicas em uma reserva de mata conservada. São oito episódios, que contam desde os dias e as noites que duraram uma campanha de captura de onça pintada, até a fauna invisível e as vidas subaquáticas da Mata Atlântica (confira a relação completa de episódios).

Confira a lista semanal* do Hoje é Dia com datas, fatos históricos e feriados: 21 a 27 de maio de 2023

21

22

Nascimento do maestro, compositor, diretor de teatro e ensaísta alemão Wilhelm Richard Wagner (210 anos)

Dia Internacional da Diversidade Biológica – comemoração instituída pela Unesco na Resolução 55/201, de 20 de dezembro de 2000

23

24

Dia Nacional dos Ciganos – data instituída em 2006, por meio de decreto em reconhecimento à contribuição dos ciganos na formação da história e da identidade cultural brasileira

Dia Nacional do Café

25

Realização do primeiro transplante de coração no Brasil, pelo médico Euryclides de Jesus Zerbini (55 anos)

Dia do Orgulho Nerd – comemoração que surgiu em alusão à data de lançamento do filme Guerra nas Estrelas

Dia Nacional da Adoção – data instituída pela Lei nº 10.447, de 9 de maio de 2002

Dia da África – neste dia, em 1963, foi criada a Organização de Unidade Africana (OUA), na Etiópia, com o objetivo de defender e emancipar o continente africano

26

Morte do ator fluminense Carlos Eduardo Dolabella (20 anos)

Morte do cineasta, produtor e ator norte-americano Sydney Pollack (15 anos)

Nascimento do cantor, empresário, ator de rádio, cinema e televisão brasileira uberabense Ayres Campos (100 anos)

Dia Nacional de Combate ao Glaucoma – criado no Brasil, conforme Lei n° 10.456, de 13 de maio de 2002, para alertar sobre essa doença silenciosa

27

Nascimento do professor e médico paulista Zeferino Vaz (115 anos) – conduziu a construção, estabelecimento e desenvolvimento da Universidade Estadual de Campinas, localizada em Campinas, em São Paulo, durante as décadas de 1960 e 1970

Dia Nacional da Mata Atlântica

*As datas são selecionadas pela equipe de pesquisadores do Projeto Efemérides, da Gerência de Acervo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que traz temas relacionados à cultura, história, ciência e personalidades, sempre ressaltando marcos nacionais e regionais. A Gerência de Acervo também atende aos pedidos de pesquisa do público externo. Basta enviar um e-mail para [email protected].