Boletim Focus aponta para cenário otimista

O mercado financeiro reduziu, na manhã desta segunda-feira (22), através do Boletim “Focus”, as expectativas de inflação, medidas pelo Índice de Preço ao Consumidor (IPCA), com relação à última divulgação realizada pelo Boletim, há uma semana. Desta vez, o índice é de 5,80%, o que representa uma queda de 3,81% com relação ao índice anterior, de 6,03%.

O IPCA é considerado o índice oficial que mensura a inflação brasileira.

Para 2023, a meta de inflação, definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) é de 3,25%, com intervalo de tolerância de 1,5 pontos percentuais (p.p), para cima (4,75%), ou para baixo (1,75%).

A redução da expectativa da inflação medida pelo IPCA vem acompanhada de um avanço do PIB em 1,2% e queda de aproximadamente 1% do dólar, com relação à mesma data da semana anterior, cotado a R$5,15.

Ainda que a expectativa de inflação supere seu teto de meta, pode-se dizer que, conjuntamente, os índices de IPCA, PIB e Câmbio divulgados nesta segunda-feira (22) indicam melhora da economia brasileira em 2023.

Já a taxa de juros básica da economia, selic, permanece cotada a 12,50% – mesmo valor de três semanas atrás. 

O IGP-M – principal índice de reajuste de aluguel do país – foi revisto para 1%, representando uma sequência de quedas semanais desde o início de abril de 2023. Da mesma forma, o IPCA Administrados, que representa serviços e produtos com reajustes definidos por contratos ou regulados pelo setor público, teve queda pela 3ª semana consecutiva e se encontra no patamar de 9,50%.

Segundo o Banco Central: “as informações são provenientes do Relatório Focus e resumem as estatísticas calculadas considerando as expectativas de mercado coletadas até a sexta-feira anterior à sua divulgação. Ele é divulgado toda segunda-feira. O relatório traz a evolução gráfica e o comportamento semanal das projeções para índices de preços, atividade econômica, câmbio, taxa Selic, entre outros indicadores. As projeções são do mercado, não do Banco Central.”

Os dados são do boletim Focus referente à semana de 22/05/2023.