Covid-19: mais de 18 milhões de doses da vacina bivalente foram aplicadas no Brasil

Ao todo 18.399.092 doses da vacina bivalente contra a Covid-19 foram aplicadas em todo o Brasil. Até o momento São Paulo é o estado com o maior número de imunizantes aplicados, com um total de 5.820.473. Por outro lado, o Acre é onde há menos doses aplicadas, com apenas 24.616 aplicações.

Covid-19 e gestantes De acordo com o artigo publicado na revista BMC Pregnancy and Childbirth, a chance de morte do feto foi  quatro vezes maior em gestações durante as quais as mulheres tiveram Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Segundo a investigação, quanto maior a gravidade do quadro clínico, maior a chance de perda do bebê. 

Rita Carvalho Sauer, pesquisadora e servidora da Vigilância Epidemiológica no Núcleo Regional de Saúde Leste, da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia, explicou por meio de nota que “o risco foi crescente de acordo com a gravidade do quadro clínico, por exemplo, se a gestante necessitou de internação em UTI, ou de respirar com ajuda de aparelhos, a chance de morte fetal foi de 8 até 21 vezes maior”.

Henrique Lacerda, infectologista, pontua que as gestantes têm o maior risco de desenvolver complicações graves quando infectadas por certas doenças e indica que mantenham a vacinação em dia.

“A vacinação pode reduzir significativamente o risco da paciente evoluir com formas graves. E isso ajuda a prevenir hospitalizações ou até complicações graves. como o aborto”, completa.

O infectologista explica que quando as mulheres são vacinadas durante a gravidez, podem transmitir anticorpos protetores aos bebês. “Esses anticorpos podem ajudar a proteger os recém-nascidos nos seus primeiros meses de vida, quando eles ainda não podem ser vacinados diretamente conforme o calendário de vacinação da criança”, expõe. 

A Fiocruz alerta para a necessidade de se priorizar as gestantes nas ações preventivas contra o Sars-CoV-2 e outros vírus respiratórios. Ações como evitar contato com pessoas doentes, estar com a vacinação atualizada e utilizar máscaras sempre que precisar estar em ambientes aglomerados são cuidados simples que podem prevenir grandes problemas para as gestantes e seus bebês.

Veja Mais: 

Intensificadas ações de investigação contra gripe aviária

Mais de 513 milhões de vacinas já foram aplicadas contra cepas do Coronavírus