Gás de cozinha: você sabe quais as principais medidas de segurança?

Você sabia que o manejo e o uso incorreto do botijão de gás de cozinha podem representar perigo de intoxicação ou explosão, podendo causar danos irreversíveis à saúde das pessoas? Por isso é bastante importante estar atento às formas corretas de uso do gás de cozinha, desde a sua instalação até os cuidados cotidianos.

Primeiramente, é importante certificar-se de que o botijão possui o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e que está sendo transportado e comercializado de forma segura pela distribuidora de gás. Ao manusear o botijão de gás, sempre mantenha-o na posição vertical e evite quedas, batidas e exposição a altas temperaturas.

É fundamental garantir que o ambiente em que o botijão esteja tenha uma boa ventilação e seja afastado de fontes de calor. Evite deixar o botijão guardado em locais fechados que não são próprios para este uso, como armários ou outras estruturas sem ventilação. 

Para protegê-lo do ambiente externo, você pode usar um abrigo próprio para botijões, com a porta arejada e espaço que comporte o gás, o registro e a mangueira. É importante deixar o botijão afastado de ralos, grelhas de escoamento de água e caixas de esgoto. 

Nunca posicione seu botijão próximo de armários ou prateleiras que guardem itens inflamáveis como querosene, álcool, inseticidas, aerossóis e alvejantes, pois em caso de vazamento, eles podem causar explosões.

Ao realizar a instalação do sistema de gás, confira se a mangueira, as braçadeiras e o regulador de pressão do gás estão em bom estado de conservação. De acordo com o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), o ideal é que as mangueiras e os reguladores sejam trocados a cada cinco anos. 

Também é importante verificar regularmente se não há vazamentos no sistema de gás. Uma maneira comum de observar possíveis vazamentos é aplicar água com sabão nas conexões do botijão e observar se há formação de bolhas, indicando vazamentos. 

Vale ressaltar que, caso seja possível observar a formação de bolhas, o indicado é fechar a válvula de gás e entrar em contato com a assistência técnica do fornecedor de gás ou da distribuidora. Você também pode entrar em contato com o Corpo de Bombeiros, ligando gratuitamente para o número 193.

Edição: Rodrigo Durão Coelho