DER disponibiliza desconto de 40% para o pagamentos de multas de trânsito em São Paulo

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) tem possibilitado aos motoristas do estado de São Paulo o pagamento de multas de trânsito com 40% de desconto, conforme a adesão ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), desde a última segunda-feira (22).

Todo o sistema de gestão de  multas do DER foi adequado para facilitar o acesso dos usuários, o que exigiu investimento de mais de R$ 9 milhões, além de providências em conjunto com a Empresa de Tecnologia do Governo do Estado de São Paulo (Prodesp) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

O superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP), Sérgio Codelo, explica que todo o sistema de gestão de multas do DER foi adequado para facilitar o acesso dos usuários. “Para poder ter acesso a esse benefício, o motorista deve abrir mão do pedido de recurso contra a infração cometida em rodovia estadual”, explica.

Segundo o superintendente, a medida segue diretriz do governo do estado de São Paulo para a digitalização dos processos, que trará mais agilidade às demandas da população.

Passo a passo para obter o benefício No celular, baixe o App da Carteira Digital de Trânsito;
Ao abrir o aplicativo, clique na opção “Infrações” e, em seguida, escolha a busca “Por infrator” ou “Por veículo” autuado.
Concluída a busca, clique na opção “Aderir ao SNE”;
Marque a infração para obter o desconto de 40%;
Ao optar pelo desconto, o usuário assume a responsabilidade pela infração e abre mão da possibilidade de recurso.

O economista Carlos Eduardo Oliveira comenta que a medida é um grande facilitador para o governo e população em geral, pois os documentos ficam guardados de forma eletrônica. “Isso daí traz um benefício para o eventual pagamento, porque você tem uma facilidade, onde ele já pode a partir daí gerar a forma de pagamento que ele vai fazer e o governo por outro lado, vai ter melhor controle sobre quem está pagando ou não a multa, ou quem está em atraso”, avalia.

O governo do estado de São Paulo destaca que o SNE não liberou nenhum desconto para embarcador e transportador de cargas.

Veja Mais:

Obras de recuperação da Estrada da Graciosa se estendem até o segundo semestre de 2023

Brasil apresenta a maior reserva do minério sal-gema da América Latina