Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre não será mais privatizada

A Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. (Trensurb) será retirada do Programa Nacional de Desestatização (PND), encerrando o plano de privatizar a empresa no futuro próximo. O anúncio foi feito após reunião de parlamentares gaúchos com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, na terça-feira (23), em Brasília.

Segundo informou o deputado estadual Miguel Rossetto (PT/RS), na reunião, foi dito pelo ministro que a Trensurb receberá “melhorias operacionais para ampliar o número de passageiros e a qualidade do transporte”. Além disso, a nova direção deve assumir em junho.

A retirada do PND e a troca da direção era uma reivindicação da categoria metroviária e do Sindimetrô/RS. A categoria está em estado de greve desde o início de maio.

Também estiverem presentes na reunião as deputadas federais Fernanda Melchionna (PSOL), Daiana Santos (PCdoB), Maria do Rosário (PT) e Reginete Bispo (PT), e os deputados Elvino Bohn Gass (PT), Alexandre Lindernmeyer (PT) e Marcon (PT).

Segundo o Sindimetrô/RS, a categoria segue mobilizada para dialogar com a população que utiliza e depende do transporte público. “Estaremos semanalmente nas estações da Trensurb. Nosso alerta segue: transporte privado significa tarifa mais cara e mais acidentes”.

Na terça (23) pela manhã, Dia Nacional de Lutas contra as Privatizações, Concessões e Terceirizações organizado pela Federação Nacional dos Metrôferroviários (Fenametro), o Sindimetrô/RS realizou mais uma edição da atividade Café com Usuário(a), em que trabalhadores da Trensurb ficam nas estações com bancas para falar com a população.

Na tarde desta terça-feira, recebi parlamentares da bancada do Rio Grande do Sul para uma reunião aqui no gabinete da Casa Civil sobre mobilidade e outras pautas. pic.twitter.com/ZPD1A3yvmV

— Rui Costa (@costa_rui) May 23, 2023 Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Katia Marko