MG é o estado com mais denúncias de irregularidades no preço de combustíveis

Após a mudança na política de preços da Petrobrás, o governo federal lançou na segunda-feira (22) um canal de denúncias para apurar casos de cobranças abusivas nos postos de combustíveis. Em apenas um dia, o levantamento recebeu mais de mil registros.

Minas Gerais foi o estado com o maior número de reclamações, totalizando 149 em apenas 24 horas. Em seguida vem o Ceará, com 82, e São Paulo com 79 relatos de irregularidades.

Na quarta-feira (24), a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, coordenou o Mutirão do preço justo. A campanha aconteceu em todo o Brasil e contou com o apoio dos Procons para monitorar os preços dos combustíveis nos municípios do país. No dia 30 deste mês, um relatório com os dados será divulgado pela Senacon.

Para relatar irregularidades, basta acessar o formulário pelo link.

Nova política de preços dos combustíveis

A Petrobras anunciou no dia 16 deste mês a mudança na política de preços de combustíveis praticados nas refinarias, colocando fim na paridade com o mercado internacional, adotada pelo governo golpista de Michel Temer (MDB) e reforçada no mandato de Jair Bolsonaro (PL), que fez o Brasil ter um dos combustíveis mais caros do mundo enquanto pagava dividendos astronômicos a acionistas.

Com as mudanças, a expectativa do governo era de que o preço médio de venda do litro do diesel caísse R$ 0,44, enquanto o litro da gasolina ficasse, em média, R$ 0,40 mais baixo.

Fonte: BdF Minas Gerais

Edição: Larissa Costa