Nove pessoas são mortas em dois dias de operação policial no Complexo da Penha, no Rio

Na manhã desta quinta-feira (25), a Polícia Militar realizou uma operação no Morro da Fé, no Complexo da Penha, Zona Norte do Rio. Cinco pessoas morreram, segundo o Hospital Getúlio Vargas. Desde quarta (24), somam nove pessoas mortas na região, de acordo com informações do portal G1.

Um homem de 20 anos foi ferido por estilhaços de granada. Ele está internado sob custódia. A polícia afirmou que não utilizou este tipo de armamento na ação.

Leia também: Atos de apoio a Vini Jr e contra o racismo acontecem nesta quinta-feira (25) no centro do Rio

Um morador foi baleado dentro de uma padaria no Morro da Fé. O homem de 59 anos foi atingido nas nádegas e no braço direito.

No Morro do Quitungo, uma mulher de 23 anos também foi baleada por disparos que vieram do Morro da Fé. Ela foi atingida no pulso. A jovem estava levando a filha e a irmã mais nova para a escola quando foi baleada.

Quem vive na região registrou uma intensa troca de tiros durante a madrugada. Até a manhã desta quinta-feira (25), agentes da Polícia Militar também percorriam ruas do Morro do Trem, em Vila Kosmos, próximo ao Complexo da Penha.

Os moradores que se sentirem violados podem entrar em contato com o Ministério Público que realiza um plantão especial para atender a população. O atendimento gratuito é feito no número (21) 99385-5837 pelo WhatsApp, também no telefone (21) 2215-7003 ou no e-mail [email protected].

Cotidiano afetado

A Secretaria Municipal de Educação (SME) informou à imprensa que unidades escolares da região suspenderam seu funcionamento pelas operações policiais em curso na área. No Complexo da Penha, 5.411 alunos ficaram sem aulas por conta das 17 unidades escolares sem funcionamento. No Complexo do Alemão, são 5.654 alunos de 19 unidades escolares da região. No total, são 11.065 alunos sem aula em 36 unidades escolares da região.

Já a Secretaria Municipal de Saúde informou que a Clínica da Família (CF) Rodrigo Y Aguilar Roig, no Complexo do Alemão, acionou o protocolo de acesso mais seguro e, para segurança dos profissionais e usuários, suspendeu o funcionamento na manhã da quarta (24) e desta quinta (25).

O  Centro Municipal de Saúde São Godofredo, na Penha, a CF Aloysio Augusto Novis, na Penha Circular, e a CF Zilda Arns, no Complexo do Alemão, mantêm o atendimento à população. Apenas as atividades externas realizadas no território, como as visitas domiciliares, estão suspensas.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse