PARÁ: Editais do Qualifica Saúde já estão sendo preparados para a publicação

Os editais do Programa Estadual de Incentivo à Qualificação de Profissionais de Saúde (Qualifica Saúde) deste ano já estão sendo organizados para a publicação. O projeto que está em andamento desde 2021 tem o objetivo de contemplar residentes de diversas instituições de saúde pública com a concessão de bolsas, pelo período de um ano, e selecionar preceptores, que também receberão bolsas para desenvolvimento de atividades.

Rebecca Paranaguá, advogada especialista em Direito da Saúde e sócia do escritório Bento Muniz Advocacia, avalia que esse incentivo financeiro aos profissionais de saúde contemplados auxilia na qualificação dos trabalhadores, pois permite que se dediquem ao programa, gerando futuramente melhor desempenho na carreira.

“Como vai haver essa melhoria da qualificação, consequentemente vai haver um aumento de ofertas de profissionais cada vez mais qualificados que poderão atender o público adotando medidas de saúde mais adequadas e mais qualificadas”, comenta.

Segundo o governo do Pará, no primeiro ano de funcionamento (2021), o “Qualifica Saúde” garantiu bolsa de R$ 1.500,00 para 690 residentes, e de R$ 3 mil para 247 preceptores. Os programas de residência já ofereciam uma bolsa com recursos do Ministério da Saúde, mas apenas para residentes. 

A advogada explica que ao apoiar e incentivar os profissionais de saúde durante a qualificação, resultará no desenvolvimento do sistema de saúde do estado. “Com profissionais mais qualificados, é óbvio que a qualidade dos serviços vai ter uma melhoria também significativa e aí vai resultar em um atendimento mais eficiente, mais seguro para a população”, completa.

Veja Mais: 

Você já recebeu o pagamento do Bolsa Família? Saiba se chegou a sua vez