InícioBrasilJustiça de SP suspende troca de nome de futura estação Paulo Freire...

Justiça de SP suspende troca de nome de futura estação Paulo Freire para Fernão Dias

Publicado em

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) deferiu nesta sexta-feira (26) uma liminar que suspende a mudança de nome de uma futura estação da linha 2-Verde do Metrô de São Paulo. O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou, em março deste ano, que a estação programada para ter o nome de Paulo Freire, patrono da educação brasileira e nome da avenida em que está sendo construída, teria seu nome trocado para Fernão Dias, um bandeirante paulista envolvido com a escravidão indígena.

A ação popular, movida pela deputada estadual Ediane Maria (PSOL), apontou ilegalidade em relação à nomeação. Segundo a decisão da desembargadora Maria Fernanda de Toledo Rodovalho, a troca fere a lei federal nº 12.781/13 – que veda homenagens a personalidades escravocratas -, entre outros textos legais, inclusive a Constituição. Outro ponto destacado na decisão (leia aqui) foi a dissociação entre o nome e a localização da estação.

Na avaliação de Ediane Maira, a decisão é uma conquista para toda a sociedade. “Estamos em um Brasil onde vozes plurais se erguem contra todo tipo de preconceito e discriminação. É impossível, em pleno 2023, homenagear uma personalidade histórica relacionada à exploração de pessoas  indígenas e negras no Brasil. Temos dispositivos legais e  somos signatários de compromissos internacionais que são veementemente contra esse tipo de homenagem”, destacou a deputada.

:: Entenda como abolição mal feita da escravidão perpetua as desigualdades e a falta de direitos ::

Advertisement

Simone Nascimento, integrante da coordenação no Movimento Negro Unificado, destaca o caráter antirracista da decisão. “É também uma vitoria antirracista. Homenagear Fernão Dias é problemático, um bandeirante que ajudou a escravizar e matar pessoas negras e indígenas num passado sangrento do nosso país. As cidades devem ser educadoras e seguir reforçando essa história é permanecer um legado de racismo”, afirmou.

A ação popular argumentou que a memória de indígenas assassinados por Fernão Dias deveria ser respeitada, com base na Constituição Federal e em legislações como a Convenção Interamericana contra o Racismo, a Discriminação Racial e Formas Correlatas de Intolerância e as Leis Federais  nº 12.781/13 – que veda homenagens a pessoa conhecida pela exploração de mão de obra escrava em bens públicos – e a nº 12.288/10, que criou o Estatuto da Igualdade Racial.

Freire x Dias

Patrono da educação brasileira, Paulo Freire (1921-1997) é considerado um dos principais educadores do mundo. Seu principal livro, “Pedagogia do Oprimido”, figura entre as cem obras mais citadas em língua inglesa, de acordo com o Google Scholar, plataforma voltada à produção científica.

Sob o governo de Jair Bolsonaro (PL), o intelectual se tornou alvo de constantes ataques do então presidente e de seus apoiadores. Ainda durante a campanha à Presidência, Bolsonaro afirmou que pretendia excluir os métodos de Freire das escolas.

Já o bandeirante Fernão Dias (1608-1681) teve uma trajetória atrelada à exploração de indígenas. A futura estação está prevista para ser construída em um ponto da avenida Educador Paulo Freire, na capital paulista, próximo à rodovia Fernão Dias.

Edição: Nicolau Soares

Brasil de Fato
Brasil de Fato
Brasil de Fato é um site de notícias e uma agência de rádio brasileira, que também possui jornais regionais no Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Pernambuco.[1] Possui uma rede nacional e internacional de jornalistas, colaboradores, articulistas e intelectuais de esquerda.

Últimas Notícias

Meu caro amigo, me perdoe por favor

Vai ver todo esse pessoal são as amizades que o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) tanto falava para evitar...

Carioca Shopping promove Arraiá Carioca 

A partir do dia 23, em dois finais de semana, o evento vai reunir as melhores atrações em uma grande festa junina

Festa junina do Bangu Shopping promete agitar Zona Oeste do Rio

Com comidas típicas, quadrilhas e forró pé de serra, evento apresenta o melhor da festa junina durante fim de semana

Arraiá do Mãe Joana: atrações temáticas durante 2 meses em Botafogo

O Arraiá do Mãe Joana já começou e só termina em agosto! Durante os...
Betsul
Mega Loterias

MAis do Autor

- A word from our sponsors -

spot_img

Meu caro amigo, me perdoe por favor

Vai ver todo esse pessoal são as amizades que o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) tanto falava para evitar...

Carioca Shopping promove Arraiá Carioca 

A partir do dia 23, em dois finais de semana, o evento vai reunir as melhores atrações em uma grande festa junina

Festa junina do Bangu Shopping promete agitar Zona Oeste do Rio

Com comidas típicas, quadrilhas e forró pé de serra, evento apresenta o melhor da festa junina durante fim de semana

Arraiá do Mãe Joana: atrações temáticas durante 2 meses em Botafogo

O Arraiá do Mãe Joana já começou e só termina em agosto! Durante os meses de junho e julho, a casa vai estar com decoração temática e com atrações diárias, com brincadeiras, promoções especiais e comidas e bebidas típicas:Salsichão - $15(Farofa + vinagrete)Milho verde - $10(Manteiga de...

Queda no desmatamento da Amazônia é alento, mas situação do Cerrado preocupa

O IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) vê com alento a redução no desmatamento na Amazônia, de 31% entre janeiro e maio deste ano, segundo dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais)

Beneficiários do Bolsa Família terão acesso gratuito a todos os medicamentos do Farmácia Popular

Governo Federal retoma o programa com expansão da oferta gratuita de medicamentos e credenciamento de novas unidades em 811 municípios de maior vulnerabilidade. Agora, contraceptivos e tratamentos para osteoporose também serão gratuitos a toda população

Inflação cai para 0,23% em maio e Brasil tem o menor acumulado no ano desde 2020

País registra queda de preços no setor de transportes e artigos para residência. Índice despenca na alimentação. Variação no INPC também desacelera em maio