Abuso sexual por profissionais da saúde: Me Too Brasil alerta para a necessidade do estabelecimento de medidas preventivas e punitivas

O Código Penal prevê penas severas para crimes contra a dignidade sexual, como o estupro de vulnerável, um crime hediondo.

Me Too Brasil comemora a prisão nesta semana do fisioterapeuta Nicanor dos Santos Modesto Junior, que abusou sexualmente de paciente em UTI do hospital particular São Luiz, na cidade de São Paulo, e alerta para os casos de denúncias de assédio e violência sexual perpetradas por profissionais de saúde.

O ato de violência sexual dentro de ambientes de atendimento de saúde, com vítimas em situação de fragilidade e vulnerabilidade, é um ato grave e de covardia. O Código Penal prevê penas severas para crimes contra a dignidade sexual, como o estupro de vulnerável, um crime hediondo.
 

É importante que se estabeleça medidas preventivas e punitivas contra casos de estupro, importunação sexual e assédio sexual dentro dos hospitais, clínicas e unidades de saúde, públicos ou privados, e de se discutir a importância da atuação dos órgãos administrativos dos mesmos na prevenção desse tipo de crime.
 

Alvo de um mandado de prisão expedido pela Justiça de São Paulo, Nicanor dos Santos Modesto Junior estava foragido e foi localizado durante uma fiscalização de rotina em Minas Gerais. O Me Too Brasil acompanha o caso por meio da diretora Luciana Terra, advogada e diretora da organização.
 

Me Too Brasil
 

Me Too Brasíl é uma organização sem fins lucrativos que oferece assistência jurídica gratuita a vítimas de violência sexual. Mulheres e homens podem fazer denúncias ou divulgar seus desabafos no canal da organização