Bem Viver na TV: 'A gente não pode ser artista do agro genocida', diz Gaby Amarantos

O Bem Viver na TV, programa do Brasil de Fato, traz uma entrevista com a multiartista amazônica Gaby Amarantos, que recentemente fez um show na 4ª Feira Nacional da Reforma Agrária. Lá, o programa visitou os bastidores e fez um bate-exclusivo com ela.

Veja mais: Bem Viver na TV: “Fui um imbecil ao achar que podia viver sem música”, diz Lenine

“Acho que a arte e a reforma agrária têm que andar lado a lado. Acho que a gente não pode mais ser artista do agro genocida. A gente tem que ser artista que defende a terra, que defende a mãe, a agricultura familiar e da comida boa sem veneno para todo mundo poder ter acesso. Isso que o MST faz, que é tão simples, mas que é tão importante, traz as raízes do país para podermos debater isso e entender que a gente que é artista dar essa visibilidade, ter essa troca, porque a gente também ganha defendendo pautas como estas”, pontuou a artista.

Veja também: Do campo a cidade: conheça o caminho dos alimentos agroecológicos que vieram à Feira do MST

Nascida no bairro de Jurunas, periferia de Belém (PA), Gaby já tem 26 anos de carreira difundindo pro mundo a cultura amazônica. No palco e durante toda a sua trajetória, vem defendendo o espaço das manifestações, artistas, música e arte da sua terra.

“Essa pauta da descentralização da cultura é muito importante. A gente não pode falar de Brasil sem o Norte. O Brasil não existe sem a Amazônia. Então estar aqui, além de me deixar muito feliz, abre caminho e me alimenta para continuar levando essa mensagem. Acho que já cheguei muito longe, sou muito grata por todo o caminho que já percorri, mas ainda tem muitos caminhos e lugares para chegar e não é só a Gaby, são diversos artistas. É só a ponta de um iceberg de uma cultura tão linda, genuína e com tanta diversidade de setores porque é a música, a gastronomia, a fotografia, a arte, a cultura, é tudo. O Pará, a Amazônia é um leque, então que a gente possa pensar mais num Brasil junto com a Amazônia”, afirma a paraense.

Confira a entrevista na íntegra no programa:

E tem mais…

De Brasília, vamos falar dos desafios da mobilidade urbana e do que precisa ser feito pela segurança de quem usa bicicleta na cidade.

Tem Comida de Verdade! Vamos conhecer o preparo do delicioso sururu de Alagoas.  

O boné do MST anda famoso… saiba por que apoiadores do movimento gostam tanto desse acessório no Mosaico Cultural. 

A infectologista Marcela Vieira explica a diferença de resfriado, gripe e covid e o Coletivo LGBT Sem Terra dá um salve sobre a luta contra homofobia no campo e na cidade.

Quando e onde assistir? 

No YouTube do Brasil de Fato todo sábado às 13h30, tem programa inédito. Basta clicar aqui. 

Na TVT: sábado às 13h30; com reprise domingo às 6h30 e terça-feira às 20h no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC 

Na TVCom Maceió: sábados às 10h30, com reprise domingo às 10h, no canal 12 da NET. 

Na TV Floripa: sábado às 13h30, reprises ao longo da programação, no canal 12 da NET. 

Na TVU Recife: sábados às 12h30, com reprise terça-feira às 21h, no canal 40 UHF digital. 

Na TVE Bahia: sábado às 12h30, com reprise quinta-feira às 7h30, no canal 30 (7.1 no aparelho) do sinal digital. 

Na UnBTV: sextas-feiras às 10h30 e 16h30, em Brasília no Canal 15 da NET. 

TV UFMA Maranhão: quinta-feira às 10h40, no canal aberto 16.1, Sky 316, TVN 16 e Claro 17. 

Sintonize  

No rádio, o programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.  

O programa também é transmitido pela Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.  

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Marina Duarte de Souza