Crianças e jovens da Paraíba apresentam espetáculo para o papa Francisco

Na ultima quarta-feira (24), um grupo formado por 21 crianças e jovens do bairro de Marcos Moura, da cidade de Santa Rita (PB), participaram de um encontro com o papa Francisco, na Praça de São Pedro, no Vaticano.

Na ocasião, o grupo que veio do CEFEC, o Centro de Formação Educativo Comunitário de Marcos Moura, apresentou para o papa um pouco das danças que fazem parte do espetáculo Espaço da Vida na Terra, ‘Laudato si’: um espetáculo de ecologia e arte, que trabalha como base um texto em defesa da Amazônia e da cultura dos povos originários e que divulga o tema da ecologia integral.

O espetáculo leva o nome de uma encíclica do papa e tem como diretor, coreógrafo e roteirista o jovem maranhense, que hoje é educador no CEFEC de Santa Rita, Rodrigo Baima.

“Esse espetáculo pertence ao CEFEC, e traz o que esse centro nos proporciona que é a dignidade na vida de tantas crianças e jovens, o centro é um misto de emoções, é sobre dignidade humana”, afirma o diretor.
 

Momento da apresentação dos jovens do CEFEC – Marcos Moura, Santa Rita (PB) no Vaticano, Itália / Divulgação – Vaticano e @baimadanca

Rodrigo Baima conta que para a construção do espetáculo viajou para a Amazônia buscando ter contato e referências etnográficas para deixar o espetáculo mais fidedigno. “Eu viajei quatro vezes para a Amazônia, especificamente para a cidade de São Gabriel da Cachoeira, considerada a cidade mais indígena do Brasil, para buscar entender aspectos e identidades desses povos originários, além da Amazônia, o ‘pulmão amazônico’ que me deu inspiração para construir esse espetáculo, que possui dois atos e traz nele identidades e marcas num misto de teatralidade, história, dança, percussão, abarcando toda nossa brasilidade”, explica. O espetáculo contou com vinte pessoas, entre jovens e crianças de 11 a 20 anos. 
 

Rodrigo Baima – Diretor, coreógrafo e roteirista do espetáculo do CEFEC / @baimadanca; @laudatosi.espetaculo

De acordo com Rodrigo Baima, o encontro foi realizado através de uma ponte com a documentarista italiana e diretora de cinema, Lia Beltrami.  Os jovens e crianças levaram os instrumentos para a praça de São Pedro, onde não só se apresentaram para o papa, mas também para milhares de pessoas do mundo todo ali presentes.

“Uma curiosidade sobre isso é que diante de todo o histórico papal, é a primeira vez que um grupo de brasileiros – e esse de paraibanos – se apresentou na praça de São Pedro, e ali estava o mundo inteiro acompanhando as nossas manifestações artísticas, a dança afro-brasileira e também a capoeira, que faz parte da nossa identidade”, disse Rodrigo Baima. 

O diretor conta ainda que os jovens estavam bem entusiasmados e o papa demonstrou muita afetividade e alegria em recebê-los. “Todos ficamos muito emocionados, e muitas jovens choraram de alegria em ver o papa Francisco, ali, perto da gente, somos do Marcos Moura e, mesmo diante dos desafios, conseguimos transmitir força e superação através da arte, a arte que é libertadora e transforma vidas”, completou  Rodrigo. 

O diretor ainda conta que o Papa Francisco já o recepcionou sabendo seu nome e que isso mostra o carinho e a dignidade que o papa deu aos jovens de Marcos Moura. 

Jovens reunidos para fotografia com o Papa Francisco / Divulgação – Vaticano e @baimadanca

Após a apresentação, o pontífice se dirigiu aos jovens para cumprimentá-los. “Que bonito e que força ver tantos jovens dançando alegres. Vocês não cansam? (Risos) Continuem porque é muito bonito, jovens com essa vida, essa força, esse entusiasmo”, disse o papa. Baima ainda contou que o papa abençoou o grupo de paraibanos e presenteou cada jovem com um rosário. 

“É uma marca que entra para nossa história, é muito emocionante porque o papa mesmo debilitado – ele está com um problema no quadril e usando cadeira de rodas – fez questão de levantar e disse ‘quero tirar uma foto com vocês’, e ainda teve a gentileza de abraçar cada jovem ali; nossa comunidade está em festa, Marcos Moura está radiante porque jovens da comunidade estiveram com o papa, eu soube que as pessoas comentam em todo canto, nas praças, nas ruas, no café da manhã…”, afirmou o jovem.

FESTIVAL DE CANNES

Rodrigo Baima é também protagonista do filme-documentário Amazonia. The Space of Life on Earth,  dirigido pela italiana Lia Beltrami que contará a trajetória de vida de Baima. O documentário tem previsão de ser lançado em janeiro de 2024 e, Rodrigo e Lia Beltrami estiveram em Cannes, na França, no Festival de Cinema, para divulgar o trailer da produção. 

“O filme é baseado na história da minha vida, mas perpassa pela história de tantos meninos e meninas que tiveram uma vida muito parecida com a minha, porque eu sou fruto, fui educando da instituição (CEFEC) e me formei, cresci, hoje sou educador, coreógrafo, diretor, e dou este exemplo que através da arte podemos transformar vidas”, afirmou Rodrigo.

Diretora Lia Beltrami, Rodrigo Baima e grupo do filme no Festival de Cannes, na França / Reprodução – Redes Sociais – @liagbeltrami

Em Cannes, o grupo e a diretora estiveram reunidos com a ministra dos Povos Originários, Sonia Guajajara, e também com o ator Leonardo Di Caprio. “Algumas cenas não posso destacar, mas em breve teremos mais informações e já adianto que o lançamento será feito em Santa Rita, no bairro do Marcos Moura, com a presença da equipe toda do filme, dos italianos produtores”, conta Baima.

SOBRE O CEFEC

O Centro de Formação Educativo Comunitário (CEFEC) promove atendimentos educativos, sociais, preventivos e profissionais a crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de risco e vulnerabilidade social. Está situado na Rua Gov. João Agripino, s/n – Jardim Carolina, Marcos Moura, Santa Rita-PB.

O Centro já atendeu aproximadamente 10 mil crianças, adolescentes, jovens e famílias, bem como promoveu a formação de diversos educadores sociais, tornando-se assim, um núcleo necessário à promoção da comunidade.

Surgiu a partir da necessidade de dar uma resposta contra a violência, abuso e exploração sexual, exploração do trabalho infantil, entre outros fatores contra os princípios humanos e tem por finalidade a Promoção e Defesa da vida.

Para conferir mais informações sobre o espetáculo, acesse as redes sociais @baimadanca / @laudatosi.espetaculo
 

Fonte: BdF Paraíba

Edição: Cida Alves