Corpolítica: documentário mostra experiência de candidaturas LGBTQIA+ em 2020

O filme Corpolítica, de Pedro Henrique França, estreia nesta quinta-feira (8) em salas de cinema de todo país. O documentário mergulha na experiência de seis candidaturas LGBTQIA+ nas eleições municipais de 2020 e coloca em evidência o conceito de representatividade política. O foco da obra é investigar o baixo número de pessoas LGBTQIA+ nos espaços públicos. 

“A gente tem um discurso  – muito perigoso – apolítico. A gente tem pessoas que ainda insistem que não querem falar sobre política, e esse filme é uma convocatória para falar de política”, disse Pedro. 

Ele participou do programa Central do Brasil desta quinta-feira (8) e comentou sobre a dificuldade do público LGBTQIA+ de participar das eleições e os caminhos para aumentar esta representatividade. 

“O discurso apolítico é perigoso porque nos afasta. Quando a gente fala de subrepresentatividade, a gente fala de subrepresentatividade feminina, LGBTQIA+, negros, indígenas. A política tem que deixar de ter essa fotografia que a gente se acostumou, de homens brancos, héteros”. 

Além de constatar esses obstáculos dentro da arena política para a população LGBTQIA+, Paulo afirma que o filme tenta estimular esta participação e se colocar como uma inspiração para o surgimento de novas formas de atividade política. 

“O filme é, sem dúvida, um abraço. Ele é uma luz nesse fim do túnel. A política pode ser feita com beleza, com afeto, com amor e com a seriedade que esse lugar merece”, concluiu. 

Para conferir a entrevista completa, basta assistir a edição do Central do Brasil desta quinta-feira (8). 

Assista agora ao programa completo

E tem mais! 

A Venezuela voltou? 

O presidente venezuelano Nicolás Maduro participou recentemente de eventos internacionais, inclusive aqui no Brasil. Mas essa agenda significa o fim do isolamento diplomático do país? É o que mostra a reportagem de Lucas Estanislau, nosso correspondente em Caracas.

Medicina de luta 

O pediatra e emergencista Alexandre Bublitz atuou no atendimento aos Yanomami em Roraima como voluntário da Força Nacional do SUS. Professor na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e médico da Prefeitura de Porto Alegre e do Hospital Presidente Vargas, Alexandre conversou com exclusividade com o Brasil de Fato Rio Grande do Sul e falou da experiência com os Yanomami. Ele também criticou o projeto que fixa o marco temporal para a demarcação das terras indígenas.

O Central do Brasil é uma produção do Brasil de Fato. Ele é exibido de segunda a sexta-feira, ao vivo, sempre às 12h30, pela Rede TVT e por emissoras públicas parceiras espalhadas pelo país. 

Edição: Thalita Pires