PF cumpre mandados de busca e apreensão contra fake news eleitoral

20 de dezembro de 2020
1 min de leitura

A Polícia Federal cumpriu na tarde de hoje (20) três mandados de busca e apreensão nos bairros Buritizal, em Macapá, e Fonte Nova, em Santana (AP), a pedido do Ministério Público, para averiguar se houve crime de divulgação de fake news eleitoral.

A medida cautelar foi motivada em razão da propagação em massa de notícia falsa relacionada ao cumprimento de um mandado de busca e apreensão ontem (20) pela Polícia Federal em uma investigação que apura compra de votos.

As notícias falsas partiram de grupos de aplicativo de mensagens de WhatsApp e foram disseminadas em todo o Amapá. Segunda a mensagem falsa, na ação de sábado, a Polícia Federal teria apreendido R$ 300 mil que supostamente seria utilizado em compra de votos para favorecer um candidato que está concorrendo às eleições municipais. O segundo turno de Macapá ocorre neste domingo.

As notícias falsas ainda utilizaram foto contendo uma carteira funcional do Ministério Público, colocada em cima da quantia apreendida, na tentativa de induzir os leitores à veracidade da informação.

Os investigados poderão responder por divulgação/disseminação de fake news e, se condenados, cumprir pena de até 8 anos de reclusão.

Redacao

Equipe de jornalistas do Jornal DC - Diário Carioca

– Publicidade –

Mais Lidas

Authors

Newsletter

Banner

Leia Também

Membros da Atlética de Medicina da Faculdade Santa Marcelina com faixa que faz apologia ao estupro. Foto: Reprodução

Alunos de medicina da Santa Marcelina exibem faixa com apologia ao estupro

Faculdade investiga 24 estudantes após exposição…
Padre Júlio Lancellotti e vice-prefeito Mello Araújo discutem em centro comunitário

Vice-prefeito de SP vai discutir com padre Júlio e leva aula de cidadania

Confronto ocorre após acusações sobre dependentes…