Prefeito sofre atentado e é assassinado junto com seu pai

A vítima recebia ameaças desde o início de seu primeiro mandato

Fernando Ringel
2 Min Read

O crime foi cometido no município de João Dias, a 365 quilômetros de Natal, no Rio Grande do Norte. Na manhã desta terça-feira (27), o atual prefeito, Marcelo Oliveira (União Brasil), e o seu pai, Sandi Alves de Oliveira, foram vítimas de um atentado. Segundo informações da Polícia Militar, a morte do prefeito, que era candidato à reeleição, foi confirmada no início da tarde.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) emitiu nota declarando que os efetivos operacionais da Polícia Militar e da Polícia Civil foram acionados para prender os autores do criminosos envolvidos nos assassinatos.

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), comunicou em sua conta no X – antigo Twitter – que a Polícia Civil e a Polícia Militar já estão agindo para investigar o crime. “É lamentável e inaceitável o crime ocorrido no município de João Dias que vitimou o prefeito Marcelo Oliveira e seu pai Sandi Alves de Oliveira”. A mensagem foi complementada por mais duas postagens na rede social.

https://twitter.com/fatimabezerra/status/1828471001518141831

Coação Eleito

Eleito prefeito em 2020, Marcelo renunciou em julho de 2021, mas reassumiu o cargo em outubro de 2022, por meio da Justiça. Ele declarou que tinha sido coagido a renunciar pela família da então vice-prefeita, Damária Jácome.

No processo, Marcelo alegou ter sofrido “coação moral irresistível consistente em ameaças de morte à sua pessoa e à sua família”. Ele conseguiu voltar ao poder porque, segundo decisão da desembargadora Maria Zeneide Bezerra, foi comprovado, “em sentença, que o termo de renúncia, por ele assinado, está maculado pelo vício de consentimento da coação”.

De acordo com o processo, o assédio teria partido da vice, Damária e do pai dela, Laete Jácome, presidente da Câmara Municipal. Em 2024, além de Marcelo, morto a tiros, Damária (Republicanos) também é candidata a prefeitura de João Dias.

Compartilhe esta notícia