Atualizado: 29/11/2025 às 18:14
Em tributo à célebre cantora Aracy de Almeida (1914-1988), uma das intérpretes de samba pioneiras do país, a apresentadora Teresa Cristina recebe Olivia Byington, artista que gravou um disco em homenagem à estrela, neste domingo (28), às 13h, no programa Samba na Gamboa, da TV Brasil.
Na edição inédita da produção, anfitriã e convidada recordam a importância da saudosa cantora. Aracy de Almeida fez carreira ao cantar sambas de grandes compositores das primeiras décadas do século passado, como Ary Barroso, Ataulfo Alves e, principalmente, Noel Rosa, ícones do gênero. Também foi atriz nos cinemas, mas é lembrada pelas novas gerações como jurada de programas de calouros na televisão.
Teresa Cristina e Olivia Byington recordam repertório de sucessos na roda de samba do canal público. As duas entoam clássicos de Noel Rosa como “Com que roupa?”, “Palpite infeliz” e “Três apitos”, além de “Camisa amarela”, de Ary Barroso, entre outras canções que atravessam a trajetória de Aracy de Almeida.

Conteúdo original da TV Brasil, o Samba na Gamboa fica disponível no YouTube da emissora e no app TV Brasil Play. Com janela alternativa na tevê aos sábados, às 23h, o programa ainda é transmitido na Rádio Nacional, aos sábados, mais cedo, ao meio-dia, para toda a rede.
Carreira no rádio, cinema e televisão
A atração da TV Brasil destaca a obra e o legado da admirada intérprete Aracy de Almeida. O programa Samba na Gamboa resgata histórias da carismática homenageada. Natural do subúrbio do Rio de Janeiro, a cantora reconhecida como “Samba em Pessoa” e “Dama do Encantado” marcou história na cena musical do país.
Aracy de Almeida criou forte elo de amizade e foi considerada a principal intérprete das canções de Noel Rosa. Mesmo após sua precoce morte, em 1937, com apenas uma década de carreira, o “Poeta da Vila” foi reverenciado. A artista ajudou a valorizar a obra do “Rei das Letras”, outro apelido pelo qual Noel é consagrado.
Além de dar voz ao samba e às composições da Era de Ouro do Rádio, época em que passou pelas principais emissoras que valorizavam a música brasileira, como a Rádio Nacional, Aracy de Almeida também cantou outros estilos musicais. Na dramaturgia, como atriz, fez papéis em filmes do cinema brasileiro.
A artista carioca ainda deu as caras na telinha. A partir da década de 1970, Aracy de Almeida esteve no ar em diversos programas de televisão em vários canais como a própria TV Educativa do Rio de Janeiro (TVE-RJ), que se tornou a atual TV Brasil, além de TV Tupi, TV Globo, Manchete, Excelsior e SBT.
Experiente cantora, ela foi apresentadora e jurada em atrações variadas nessas emissoras, tendo destaque principalmente em produções como Buzina do Chacrinha e Show de Calouros, programa de auditório apresentado por Silvio Santos.
Com participações marcadas pela personalidade forte, Aracy de Almeida tinha uma atitude franca que a acompanhou na evolução no universo musical. A presença firme dava medo nos calouros e criou a fama de que ela era ranzinza em virtude de sua exigência e crítica ao desempenho dos artistas estreantes.
Sobre a produção
A nova temporada do Samba na Gamboa que marca a estreia de Teresa Cristina como apresentadora do programa da TV Brasil foi gravada no Teatro Ruth de Souza, no Parque Glória Maria, em Santa Teresa, na região central do Rio de Janeiro. O palco para conversas embaladas por hits é um cenário colorido que evoca uma praça na Gamboa – bairro histórico da zona portuária da capital carioca. A presença de plateia é outro destaque da atração.
Os encontros contam, ainda, com uma banda da pesada, comandada pelo lendário Paulão Sete Cordas, que acompanha Teresa Cristina e seus convidados pelo inesgotável repertório do samba brasileiro. A equipe reúne os músicos Eduardo Neves (sopros), João Callado (cavaco), Paulino Dias (percussão), Rodrigo Jesus (percussão) e Waltis Zacarias (percussão).
Cantora e compositora de mão cheia, a diva também tem se revelado uma ótima entrevistadora. Teresa Cristina conduz os papos com muita graça, informação, e, principalmente, emoção. A pesquisa sobre a cultura popular é importante para a artista que, além do sucesso com o grupo Semente e na carreira solo, ganhou ainda mais atenção com as lives que fez nas redes sociais no período da pandemia.
Com novo cenário, pacote gráfico e a trilha sonora de abertura repaginados, o Samba na Gamboa tem janela semanal, aos domingos, às 13h, na programação da TV Brasil, e horário alternativo aos sábados, às 23h.
O público pode curtir os conteúdos exclusivos no app TV Brasil Play e no YouTube da emissora. As edições também ganham espaço nas ondas da Rádio Nacional aos sábados, ao meio-dia, para toda a rede.
Serviço
Samba na Gamboa – domingo, dia 28/9, às 13h, na TV BrasilSamba na Gamboa – sábado, dia 4/10, ao meio-dia, na Rádio NacionalSamba na Gamboa – sábado, dia 4/10, às 23h, na TV Brasil

