Na quinta-feira (26), um monomotor foi localizado em chamas na BR-319, que liga Manaus a Porto Velho, capital de Rondônia. Acreditava-se que o piloto teria tentado fazer um pouso de emergência, mas o impacto provocou o incêndio. Entretanto, a fuga dos ocupantes levantou indícios de que a aeronave estava sendo utilizada para atividades ilícitas.
Até o momento em que as imagens feitas por motoristas foram compartilhadas pelas redes sociais, não havia informações sobre as circunstâncias da queda. Contudo, na sexta-feira (28) a Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou os detalhes do caso.
FAB intercepta Cessna
Sob a coordenação do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), caças A-29 Super Tucano foram acionados após identificação suspeita no radar do Sistema de Defesa Aérea Brasileiro (SISDABRA). A interceptação ocorreu ainda na tarde de quinta-feira, por volta das 16h.
A aeronave que pousou na rodovia era um Cessna 210, sem matrícula. O avião invadiu de forma clandestina o espaço aéreo brasileiro, próximo à fronteira com o Peru. Por meio de nota, a FAB informou que fez contato com o piloto antes do pouso na BR e a fuga de seus ocupantes.
“Demonstrando total desprezo pela lei, pouco antes de ser avisado que seria abatido, os criminosos adotaram manobras desesperadas com a aeronave e realizaram um pouso forçado nas proximidades de Humaitá (AM). Em solo, em razão de apagar rastros, incendiaram o avião e fugiram às pressas”, informou a FAB.
LEIA TAMBÉM
- Tentativa de assalto à casa de Nando Reis termina com 9 presos
- Tradicional Casa de Saúde São José completa 101 anos
- FAB inicia controle do espaço aéreo Yanomami
- Passinho Carioca recria funk das antigas em evento gratuito no Sérgio Porto
- Restaurante Cobre, no Humaitá, agora abre para o almoço de sexta a domingo
Segundo informações da Agência Brasil, as ações integram a Operação Ostium, parte do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF). A iniciativa visa evitar atividades criminosas na fronteira e é realizada por meio de cooperação entre a FAB e órgãos de segurança pública.
Moradores registraram em vídeo a perseguição aérea e, em imagens divulgadas pela FAB – de dentro do caça brasileiro – é possível ver o Cessna já em chamas, enquanto um caminhão se aproxima do local. Confira os registros abaixo.
Motoristas gravam o incêndio
Conforme noticiado pelo Diário Carioca, o trânsito foi momentaneamente interrompido nos dois sentidos. Forçados a parar no trecho, motoristas tentaram auxiliar possíveis vítimas, mas não havia ninguém no avião. Até o momento, os órgãos de segurança pública buscam identificar os ocupantes.
Para ver as imagens registradas logo após a aeronave ter sido incendiada, clique aqui.