Passando a perna

Vídeo: homem é flagrado simulando deficiência física para pedir dinheiro

O ato é crime e deve ser denunciado às autoridades

Fotomontagem em que homem aparece corcunda e logo depois anda normalmente
Foto: Reprodução / Fotomontagem

Um homem foi filmado simulando deficiência física para pedir dinheiro em semáforo de Manaus, Amazonas. O flagrante foi registrado no cruzamento da avenida Getúlio Vargas com a rua Leonardo Malcher, no centro da capital.

Hello Bet
Hello Bet

As imagens registram o pedestre caminhando entre os veículos, apoiado em uma bengala e segurando uma pequena caixa. Em vários trechos do vídeo o homem estica o braço em direção aos motoristas. Contudo, assim que o semáforo fica verde, o pedinte sai da rua e caminha normalmente pela calçada, sem se apoiar na bengala.

“Olha aí, olha o milagre. Retinho, papai. Ele andando rápido. Ele podia até participar das olimpíadas, no atletismo”, declara o autor do vídeo.

Assim que o semáforo fecha, o pedinte volta a caminhar com dificuldade pelos carros e o autor das imagens finaliza: “Por isso, é complicado a gente ajudar, né? Sempre tem um golpe”.


LEIA TAMBÉM

O que é estelionato?

A pessoa que finge ter uma deficiência física para obter vantagem financeira pode ser enquadrada no crime de estelionato, previsto no artigo 171 do Código Penal Brasileiro.

“Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento”, conforme informações do site JusBrasil.

A pena para o estelionato é de reclusão de 1 a 5 anos e multa, dependendo da circunstância em que o ato for praticado. Caso seja identificado um caso como o registrado pelo vídeo, em Manaus, a denúncia deve ser feita para as autoridades competentes. Em caso de emergência, disque 190.