Cantina da Praça: Um autêntico passeio pela Itália

Para quem quiser se sentir em uma verdadeira cantina italiana, a Cantina da Praça, localizada na Praça General Osório, em Ipanema, é o destino certo. Isso porque o restaurante oferece uma atmosfera da Itália que é representada por objetos decorativos espalhados por todo o local, além de um cardápio inspirado na culinária do país.

Já na entrada o cliente é surpreendido com uma decoração especial. Pendurados no teto, utensílios de cozinha como peneiras, panelas, colheres, batedor de claras, além de garrafas de vinhos e como cores da bandeira da Itália, contribuem para o clima europeu. Nas laterais do restaurante, colheres e rolos de pau e até uma cortina com fios de massa, também fazem parte da ornamentação. E todo o conceito se reverbera pelas luminárias que são revestidas por escorredores, bules de café e até máquinas de macarrão.

Pelo salão, os vinhos que são encontrados na carta do restaurante, os potes de vidro com massas secas dentro, como latas de molho de tomate e como uvas decorativas espalhadas por todas as prateleiras, dão um ar ainda mais cantineiro. No segundo andar, os elementos retrôs como xícaras, porcelanas e frames com o tema da Itália compõem as paredes do espaço que também pode ser reservado para confraternizações e eventos intimistas, respeitando todas as regras de distanciamento e limite de capacidade de pessoas.

E é claro que o cardápio não poderia ser diferente. Inspirado na gastronomia italiana, como massas produzidas na casa são servidas frescas, dando mais sabor ao prato. No menu, que é assinado pelo chef Rogerio Germano, os polpetones, lasanhas, raviolis, nhoques, tagliolines, espaguetes, fettucines e parpadelles são os carros-chefes.

Entre os fettucines, destaque para o fonduta de cogumelos frescos trufados e queijo grana padano (R $ 49), o de lascas de salmão e molho siciliano (R $ 56) e o especial calderone de fettucine formaggio, pasta fresca preparada na panela de parmesão de 11 meses, flambada e servida com um delicioso creme fresco (R $ 48).

Já os tagliolines ficam por conta do negro com molho de moqueca e pipoca de frutos do mar, que é feito de tinta de lula com molho clássico de moqueca e enriquecido com camarões e lula empanados e fritos (R $ 45), um dos mais pedidos da casa, e o verde, com massa fresca de espinafre gratinada com presunto de parma e creme de leite perfumado com azeite trufado (R $ 52). E para quem é fã de lasanha, não pode deixar de experimentar um bolonhesa tradicional (R $ 43).

Ainda na ala das massas, os espaguetes a bolonhesa (R $ 36) e carbonara (R $ 39) não poderia faltar. Além dos nhoques que também têm vez no cardápio da Cantina da Praça. Eles chegam nas versões caprese, nhoque de batata recheado com mussarela de búfala ao molho pomodoro e basílico (R $ 38); batata baroa com fonduta de grana padano e tomate (R $ 36) e agrião recheado com rabada e servido com molho roti (R $ 42).

Os peixes também são boas pedidas como o filé de peixe do dia com vegetais grelhados e molho de maracujá (R $ 39) e atum selado servido com nhoque de banana da terra, brócolis na chapa, farofa de nozes, panko e molho teriaki (R $ 45). Já para quem não dispensa as carnes, destaque para os bifes alla milanese com parpadelle de limão siciliano e sálvia (R $ 48) e o alla parmegiana acompanhado de purê de batatas (R $ 52), além do polpetone com espaguete al pomorodo e grana padano (R $ 45).

Sem esquecer as entradas do cardápio que são para começar com pé direito. O trio de bruschettas (R $ 29) – cogumelos com azeite extra virgem (paris, shitake e shimeji), presunto de parma com maçã confit, pesto e parmesão e tomates manjericão e orégano -; o crudo de carne (R $ 36 ) – tartare de carne temperada com dijon, chonhaque, pimenta do reino e batatas fritas – e o arancine de camarão com mascarpone com limão siciliano (R $ 28) – bolinhos de risoto de camarão e mascarpone – são algumas opções.

E como uma tradicional cantina italiana, as clássicas redondinhas também têm vez. Servidas à noite, as de Marguerita (R $ 43 ); Pepperoni (R $ 45 e Cantina, molho de tomate da casa, shitake salteado no azeite, queijo de cabra, orégano e azeite trufado (R $ 52) são alguma das sugestões da casa.

Sem esquecer os pães artesanais que ganham um cantinho especial. Feitos de fermentação natural e diário na casa, o comensal tem a opção de se servir e escolher o seu preferido para levar para casa como por exemplo o ciabatta (R $ 6, 64 – unidade) e sourdogh (R $ 12, 90).

Um autêntico passeio pela Itália!

Serviço Cantina da Praça

Endereço: R. Jangadeiros, 16 – Ipanema (em frente a Praça General Osório)

Telefone: (12) 32589540 / (16) 980290083 (Goomer e Whatsapp)

Horários de Funcionamento: De domingo à quinta, das 01 h à h. Sextas e Sábados, das 16 h à 01 h.

A casa não aceita verificações.

Pedidos delivery pelo iFood.