"Capitão Kirk" viaja ao espaço a bordo de foguete de Jeff Bezos

O ator William Shatner, que interpretou o capitão Kirk na série de ficção científica "Jornada nas Estrelas", viajou nesta quarta-feira ao espaço a bordo do foguete New Sheppard, desenvolvido pela empresa Blue Origin, do multimilionário Jeff Bezos, fundador da Amazon

Washington, 13 out (EFE).- O ator William Shatner, que interpretou o capitão Kirk na série de ficção científica “Jornada nas Estrelas”, viajou nesta quarta-feira ao espaço a bordo do foguete New Sheppard, desenvolvido pela empresa Blue Origin, do multimilionário Jeff Bezos, fundador da Amazon.

EFE/BLUE ORIGIN
EFE/BLUE ORIGIN

Aos 90 anos, Shatner se tornou a pessoa mais velha a viajar ao espaço. Junto a ele viajaram outras três pessoas: duas que pagaram para ir ao espaço – Chris Boshuizen, cofundador da empresa de nanosatélites Planet Labs, e Glen de Vries, cofundador de uma plataforma de pesquisa clínica -, e Audrey Powers, vice-presidente de Missões e Operações de Voo da Blue Origin.

O foguete foi lançado do oeste do Texas com mais de uma hora de atraso, às 9h50 (horário local; 11h50 em Brasília), segundo o inicialmente previsto.

Os viajantes espaciais foram colocados em uma cápsula no topo do foguete, que alcançou uma altitude de mais de 100 quilômetros antes de retornar à Terra, uma viagem que durou cerca de dez minutos. Uma vez no espaço, a cápsula se soltou do foguete antes de descer em segurança.

“Não sei o que posso parecer ao mundo, mas para mim mesmo pareço ter sido apenas como um menino brincando no mar que se diverte agota e depois encontra uma pedra mais lisa ou uma concha mais bonita do que as ordinárias, enquanto o grande oceano da verdade segue não descoberto à minha frente”, tuitou Shatner, uma citação de Isaac Newton.

Uma vez de volta à Terra, os viajantes espaciais foram saudados pelo próprio Bezos, que os abraçou quando saíram da cápsula. Shatner ficou visivelmente emocionado com a experiência e disse a Bezos que esperava nunca esquecer o que sentiu.

“É a experiência mais profunda que poderia ter tido, é extraordinária”, disse o ator a Bezos, observando ao mesmo tempo como tinha visto “a vulnerabilidade do ar” que mantém a humanidade viva. EFE