Carla Carvalhosa abre exposição com materiais reaproveitados no Espaço Cultural Correios Niterói

Na individual que ocupa o Espaço Cultural Correios de Niterói, até o dia 30 de outubro, Carla Carvalhosa deu asas à “Liberdade”

Na individual que ocupa o Espaço Cultural Correios de Niterói, até o dia 30 de outubro, Carla Carvalhosa deu asas à “Liberdade”, nome da exposição. Literalmente. As asas se fazem presentes em algumas obras apresentadas, bem como na grande instalação construída com embalagens de detergente líquido reaproveitadas, o ápice da mostra, que convida o público a interagir. Sob curadoria de Márcia Costa, foram reunidas ao todo 30 telas de estilos variados – realismo, hiper-realismo, impressionismo, cubismo, abstracionismo e modernismo – e técnicas diversas, além de três esculturas compostas, tridimensionais, de papietagem em jornal e papel machê.

“Ministro cursos de pintura há 30 anos. A meu ver, tenho uma performance bastante eclética, em parte, talvez, pela diversidade de artistas que venho acompanhando durante todas essas décadas. Gosto dessa liberdade de pintar e modelar o que me emociona e não encaro apenas como uma obra, mas sim como uma parte de mim que se materializa em forma de reflexão”, afirma Carla Carvalhosa.

A artista segmenta a exposição em quatro momentos, utilizando temáticas da vida, enriquecidas com pequenos textos. No primeiro, apresenta obras que refletem a liberdade com cenas do cotidiano onde o direito de ir e vir parece não ter limites. Em seguida, mergulha no mundo subaquático, onde real e imaginário se confundem. No terceiro momento, retrata aquilo que lhe afeta, o que sustenta e fortalece em tempos de crise. Finalmente, encerra com uma instalação que representa a transcendência. Nesse espaço o público poderá interagir com a obra, e refletir sobre seus voos e o que é liberdade para cada um.

“Nesta exposição, Carla Carvalhosa expressa sentimentos em suas obras sobre o que é viver em uma época tão conturbada como esta, desafiando-se a criar em múltiplas linguagens plásticas. Carla reencanta o olhar sobre os materiais, transformando em obra de arte e dando sentido à liberdade de criar a partir de sua sensibilidade e da precisão de suas mãos”, avalia a curadora, Márcia Costa.

Uma curiosidade: a exposição também reúne duas telas que fizeram parte da coleção artistas nos cartões da Telemar, que promete agradar um público de colecionadores que poderá contemplar as obras de perto. São elas:

– Inocência, – prêmio melhor obra em viagem internacional, em 1996, realizada na Biblioteca Nacional – Brasil-Oriente

-A violinista – certificado hors concours CSSA, em 1996

Saiba mais sobre Carla Carvalhosa

Desde muito jovem, Carla demonstrou sua paixão pelo desenho. Com o passar dos anos, começou a pesquisar de maneira espontânea e autodidata, ingressando assim no mundo dos pincéis e das tintas, expressando-se pela pintura. Cada estilo despertava emoções distintas, podendo ser manifestadas através do cubismo, do impressionismo, do realismo e outros estilos. A escultura chegou em sua história bem depois, da necessidade de se expandir, de sair do bidimensional e dar “corpo” à sua sensibilidade. Primeiro foi a modelagem em papel machê; em seguida, vieram as instalações até chegar à papietagem, que representa uma total desconstrução e reconstrução de seu próprio processo criativo, uma nova forma de manifestação artística.

“Liberdade” – exposição da artista Carla Carvalhosa reúne telas com diversas técnicas e estilos, além de instalação de material reaproveitado e esculturas em papietagem e papel machê.

Abertura: dia 18 de setembro, sábado, a partir das 13h

Período: de 20 de setembro a 30 de outubro de 2021

Curadoria: Márcia Costa

Espaço Cultural Correios Niterói

Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 481 – Centro, Niterói – RJ

Salas E/F – pavimento térreo

Visitação: de segunda a sexta, das 11h às 18h; aos sábados, das 13h às 17h

Entrada gratuita