Carnaval Plural

Chá da Alice agita multidão no Rio de Janeiro

Chame Gente contou com a apresentação do grupo Chiclete com Banana e Sorvetada Gigantes da Lira animou a criançada nesta manhã na Cidade Maravilhosa
Por JR Vital JR Vital — Analista Geopolítico
JR Vital
JR Vital Analista Geopolítico

Jornalista do Diário Carioca.

Mesmo sob chuva, o Chá da Alice encantou milhares de foliões que chegaram cedo neste sábado (24) no Circuito Preta Gil dos megablocos, no Centro. Com sua proposta marcada pela diversidade, liberdade de expressão e muita alegria, o bloco transformou a manhã em uma grande celebração, reunindo pessoas de todas as idades em um espetáculo de cores, fantasias e alto astral.

“O primeiro dia de megabloco no Circuito Preta Gil mostra como o carnaval de rua do Rio está cada vez mais estruturado e democrático. O Rio vive mais um fim de semana intenso de blocos, com diversidade, segurança, muita música e alegria nas ruas.”, Bernardo Fellows, presidente da Riotur.

A novidade deste ano foi a participação do cantor mexicano Christian Chávez, do RBD, que fez sua estreia no Carnaval de Rua do Rio, e atraiu muitos fãs da banda, além do público LGBTQIA+, já fiel do Chá da Alice. “No ano passado, eu tive a oportunidade de desfilar na Sapucaí com a Grande Rio e agora estou aqui com vocês num megabloco. Obrigado, Chá da Alice, pelo convite. É um prazer”, celebrou Chávez do alto do trio.

Depois de cantar algumas músicas autorais, como “Sexy Boy”, o músico alegrou o público com “Rebelde”.  Os foliões foram criativos nas fantasias que se misturavam entre personagens do universo fantástico de “Alice no País das Maravilhas”, que é a inspiração do bloco, nascido de uma festa criada em 2009, e também tiveram figurinos inspirados nos  integrantes do RBD.

Ao som de ritmos variados, o público dançou e cantou junto sambas e pagodes com o grupo Sambay –  primeira roda de samba LGBTQIAPN+ do Brasil, que fez uma homenagem à Preta Gil, cantora que morreu em 2025 e dá nome ao circuito onde desfilam os megablocos do Rio. O grupo cantou “Sinais de Fogo”, sucesso da filha de Gilberto Gil.

Os foliões também vibraram com o axé baiano do Babado Novo. A vocalista Mari Antunes empolgou os foliões ao interpretar clássicos do gênero e sucessos que marcaram a trajetória da banda, como “Bola de Sabão” e “De Janeiro a Janeiro”. Os hits “Eva”, da Banda Eva, “Macetando”, de Ivete Sangalo, e “Melô do Tchan”, do grupo É o Tchan, também fizeram parte do repertório da festa.

“O Chá da Alice sempre foi sobre criar um ambiente divertido e inclusivo. Este ano, o bloco reforça esse compromisso, celebrando a diversidade em todas as suas formas e trazendo uma experiência que mistura música, performance e muita alegria. É um convite para que as pessoas sejam quem elas são e curtam o Carnaval sem julgamentos, com muito samba, axé, pop e alegria”, destaca Pablo Falcão, criador do Chá da Alice.

Curtindo seu primeiro carnaval no Rio, as irmãs Laura e Tainá Taveira, de Belo Horizonte, em Minas Gerais, foram as primeiras a chegar no bloco, com altas expectativas para o carnaval de rua da cidade. “Esse é o nosso primeiro bloco do Carnaval e eu estou muito animada. Fomos as primeiras a chegar aqui, junto, inclusive, do grupo operacional, os seguranças comentaram no rádio que ‘as primeiras’ já estavam aqui. Viremos em mais outros blocos, com certeza”, afirmou Tainá.

A Corte Real LGBT+ 2026 também marcou presença. Com muita animação e representatividade, o Muso John Sorriso, a Musa Bianca Mourão e a pessoa não-binária Wend participaram da festa junto aos foliões, simbolizando a pluralidade que faz do evento um dos mais emblemáticos do carnaval de rua do Rio.

Sorvetada Gigantes da Lira e Chame Gente animam foliões na Zona Sul

A manhã de sábado contou ainda com programação para toda a família. Na Praça Jardim Laranjeiras, na Zona Sul, em clima de espetáculo lúdico infantil, o Sorvetada Gigantes da Lira reuniu crianças e responsáveis em uma folia repleta de magia.

Fundado em 1999 por Yeda Dantas, o bloco mistura o clima carnavalesco com o universo do circo, trazendo palhaços, acrobatas, fantasias criativas e a tradicional distribuição de picolés, garantindo a diversão da criançada.

O tema de 2026 foi “O Mágico de Nós”, inspirado no clássico da literatura e cinema infantis “O mágico de OZ”. Já em São Conrado, o bloco Chame Gente deu início à folia com a banda Chiclete com Banana, que mesmo depois da saída do vocalista Bell Marques, alegrou os foliões com muito axé e hits que marcaram gerações.

De frente para o mar, o desfile levou a energia dos carnavais baianos para a orla carioca, promovendo um encontro entre os hits da Bahia e a tradição do Carnaval de Rua do Rio de Janeiro. “Foi com muita alegria que recebemos o convite para tocar no bloco Chame Gente. Preparamos um repertório com músicas da banda e outras que todo folião conhece e canta junto.”, contou o tecladista Wado Marques, irmão de Bell.

Inspirado no clássico da música popular brasileira que lhe dá nome, o bloco aposta em um repertório eclético, misturando axé, sucessos nacionais e canções consagradas do cancioneiro popular, garantindo fácil adesão dos foliões. “Receber essa banda é uma emoção enorme, um verdadeiro sonho realizado. O Chiclete com Banana faz parte da minha história: o primeiro beijo na minha mulher foi ao som deles, e acompanho a banda há mais de 30 anos”, disse Renato Brito Neto, o Renatinho, diretor do bloco.

Mãe e filha, Vívian e Erika Pires mantêm uma tradição no Carnaval carioca: sair sempre com fantasias iguais. Neste ano, a escolha foi uma homenagem à escola Mocidade Independente de Padre Miguel. Foliãs assíduas do Chame Gente, elas celebram com ainda mais alegria a presença do Chiclete com Banana no bloco.

O desfile atraiu um público diverso, reunindo jovens e amantes do Carnaval que buscam uma experiência animada fora dos circuitos mais tradicionais e superlotados da cidade. O Chame Gente consolida São Conrado como um dos palcos com cenário paradisíacos da folia carioca.

Ao todo, 454 blocos desfilam no Carnaval de Rua do Rio 2026 e a expectativa é receber seis milhões de foliões, entre cariocas e turistas.  A programação completa vai até o dia 22 de fevereiro e pode ser conferida no aplicativo Blocos do Rio 2026 e no site oficial https://www.carnavalderua.rio/ garantindo que todos os foliões saibam onde e quando a folia vai rolar

Recomendadas