<strong>Projeto Ginga oferece formação gratuita e remota em Jogos Digitais</strong>

Em ascensão no mercado, a formação em Jogos Digitais é voltada para jovens de 18 a 29 anos, dos municípios de Itaboraí, Macaé e Duque de Caxias no Rio de Janeiro

Com o mercado gamer em ascensão, a formação em Jogos Digitais se tornou uma grande opção de carreira. Porém, a especialidade é uma das que possuem alto custo de investimento, ocasionando na falta de acessibilidade de determinados públicos. Pensando em sanar essa questão, a instituição sociocultural Cinema Nosso – que há 20 anos forma gratuitamente jovens periféricos no audiovisual e novas tecnologias, está com inscrições abertas para o projeto Ginga.

Nossa formação em jogos digitais foi pensada para impulsionar a inserção dos jovens destes municípios no mercado de trabalho. Através de pesquisas, percebemos que há uma crescente demanda de mercado nessa área e poucas opções de formação em jogos digitais com preço acessível. Acreditamos que a gratuidade dessa formação é mais um incentivo, e é isso que gera oportunidades para jovens que sonham em atuar nesse campo.” conta Natália Stoco, analista do projeto Ginga.

O objetivo do Ginga é fortalecer a cultura de respeito aos Direitos Humanos – junto a uma formação profissionalizante em audiovisual, games e cultura digital. A oportunidade é destinada a jovens de 18 a 29 anos dos municípios de Itaboraí, Macaé e Duque de Caxias, que podem se inscrever até o dia 10 de agosto por aqui ou pelo site www.cinemanosso.org.br.

74,5% dos brasileiros adquiriram os jogos eletrônicos e metade desse público é feminino

Foi revelado através da Pesquisa Game Brasil que 74,5% dos brasileiros adquiriram os jogos eletrônicos e mais da metade dos jogadores, na verdade, são jogadoras. Partindo desse princípio, a intenção do projeto é permitir que jovens comunitários de Itaboraí, Macaé e Duque de Caxias – fora da escola e do mercado de trabalho, tenham a oportunidade de adquirir conhecimentos técnicos e socioemocionais para mudar a sua realidade. Junto ao programa de formação, serão oferecidas aulas de Gestão de Carreira – permitindo que os alunos reflitam sobre seus objetivos de vida. O Projeto Ginga – Inovar para Transformar é patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e conta com uma bolsa auxílio internet durante os meses da formação, que é totalmente gratuita e remota, com encerramento presencial no final do curso, após obtida a carga horária de 100h. Na ementa desta formação, além do estudo em Direitos Humanos, estão Game Design/Produção Executiva; Arte Design; Prototipação e teste de jogo; Pós-produção.

Sobre o Cinema Nosso

O Cinema Nosso é uma instituição sociocultural, com sede no Rio de Janeiro, que trabalha há 20 anos com Juventudes, Educação e Audiovisual. Foi fundado em 2000 por sete jovens de origem popular que enxergaram, na época, uma ausência de identidade no mercado audiovisual a partir do filme Cidade de Deus. Hoje, é um centro de inovação e tecnologia que oferece vários projetos para infância e juventude cuidadosamente acompanhados de um projeto de vida ou carreira ajudando o desenvolvimento socioemocional dos jovens. Reconhecida como uma das maiores escolas populares de audiovisual na América Latina, com mais de 10 mil jovens formados em seus cursos, a instituição possui prêmios como o11th China Internacional Children’s e Prêmio Itaú-Unicef. Também possui a Metodologia premiada, Certificada no Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2019 , aliada ao movimento STEAM,aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para 2030 e ao respeito às trajetórias e vivências de todo público em volta da instituição.

Serviço – Projeto Ginga

Formação em Jogos Digitais

Formato: Remoto, com direito à bolsa-auxílio internet.

Valor: Gratuito.

Público: Jovens de Itaboraí, Macaé e Duque de Caxias (Rio de Janeiro).

Idade: Entre 18 e 29 anos.

Inscrições: Pelo formulário, com vagas limitadas para garantir atenção aos alunos e qualidade no ensino.

Data: Até 10 de agosto de 2022.

Para mais informações e conhecer outras oportunidades gratuitas, acesse www.cinemanosso.org.br ou o Instagram @cinema_nosso