Casa Roberto Marinho apresenta nova mostra de acervo

A Casa Roberto Marinho abre uma nova mostra de acervo no dia 28 de agosto. Na apresentação, o visitante encontrará pinturas de vertentes e períodos variados de Alberto da Veiga Guignard, Antonio Bandeira, Candido Portinari, Carlos Scliar, Di Cavalcanti, Iberê Camargo, José Pancetti, Lasar Segall e Manabu Mabe.

Entre as 22 obras selecionadas para ocupar o térreo do casarão até setembro estão alguns destaques da Coleção Roberto Marinho, como Espantalho (1940) e Santa Cecília (1954), de Portinari, e Flores com fundo azul (1950), de Guignard. Especializado em modernismo brasileiro dos anos 30 e 40, e abstração informal dos anos 40 ao final do século XX, o conjunto reunido ao longo de seis décadas reúne cerca de 1.400 peças.

De acordo com o diretor do instituto, o arquiteto e antropólogo Lauro Cavalcanti, Pancetti, Guignard, Lasar Segall, Portinari e Di Cavalcanti firmaram, cada um a seu modo, uma linguagem moderna na pintura brasileira, “Os dois últimos alinhados a uma agenda fundada no uso de estruturas não acadêmicas, cores e temas ‘nacionais’; Segall incorporou a luz dos trópicos a uma base expressionista europeia oriental; já Pancetti e Guignard, com suas doces obsessões particulares de água e ar, permanecem atuais até hoje”, analisa o diretor.

Ainda segundo Cavalcanti, Carlos Scliar pertence a uma geração mais recente que a dos artistas já citados. Seu trabalho, em voga entre os anos 60 e 80, mas pouco visto, merece uma revisão com olhos generosos. Além disso, as pinturas Vista do canal, Cabo Frio, RJ (1963) e Garrafa azul, pêra, etc. (1980) provocarão a curiosidade dos visitantes a respeito de sua extensa trajetória.

A antiga sala de jantar da família Marinho exibe pinturas de Antônio Bandeira, Iberê Camargo e Manabu Mabe, representantes do abstracionismo não geométrico.


Através de mostras de acervo periódicas, a Casa Roberto Marinho reafirma-se como um centro ativo de referência e pesquisa em modernismo brasileiro, permitindo ao público reconhecer a diversidade de repertórios de alguns dos nomes mais relevantes do movimento cultural que transformou a linguagem artística do país.

Serviço:


Abertura: 28 de agosto de 2021


Encerramento: 19 de setembro de 2021


Casa Roberto Marinho (Rua Cosme Velho, 1105)


Tel: (21) 3298-9449


Horário de funcionamento regular:


Terça a domingo, das 12h às 18h


A Casa Roberto Marinho é acessível a portadores de deficiências físicas.