Case alta case de covid-19, Araraquara decreta novo lockdown

Após atingir, pelo terceiro dia consecutivo, alta nos casos de cobertura – 17, a cidade de Araraquara decretou hoje (15) um novo bloqueio , fechando o comércio e restringindo a circulação de pessoas nas ruas.

As regras para o novo lockdown foram discutidas na manhã desta quinta-feira pelo Comitê de Contingência do Coronavírus da cidade e vão ser publicadas em Diário Oficial ainda nesta tarde.

Pela manhã, a secretária municipal da saúde de Araraquara, Eliana Honain, já havia antecipado nas redes sociais que a cidade voltaria a restringir a circulação de pessoas e fechar o comércio: “hoje, Araraquara completa o terceiro dia consecutivo de testagem de sintomáticos e assintomáticos ultrapassando 15%. Com isso, a cidade, cumprindo o decreto pactuado com a sociedade, terá que decretar bloqueio ”.

Segundo a secretária, “só se evita transmissão com distanciamento social”. O prefeito do município, Edinho Silva, publicou tuíte informando a decisão:

No dia 23 de maio, entrou em vigor na cidade um decreto que novas regras de uso para o combate ao coronavírus, baseado em aumento de casos e não em aumento da ocupação de leitos.

Por esse decreto, uma cidade voltaria a restringir o comércio e a circulação de pessoas se ultrapassasse a taxa de 25% de pacientes sintomáticos para covid – 17 por três dias consecutivos ou por cinco dias alternados no período de uma semana. A cidade também poderia voltar a ter um bloqueio se, nesse mesmo período, alcançasse a taxa de 20% de positivados nos testes em geral – considerando sintomáticos e assintomáticos.

Conforme estabelecido no fim de maio, a cidade só vai afrouxar como restrições quando registrar três dias consecutivos de taxa de positivação abaixo de 17% nos casos sintomáticos ou abaixo de 05% na testagem geral (considerando também os assintomáticos).

Atualmente, a cidade de Araraquara tem taxa de ocupação de 66% em seus leitos de unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Novos casos

Nas últimas 24 horas, uma cidade apresentada mais 202 casos positivos de covid – 19, o que equivale a 23 , 59% de positividade entre as que consideram tanto os casos sintomáticos quanto os assintomáticos. Estudados apenas os casos sintomáticos, esse percentual foi de 23, 37%.

Em comunicado publicado no site da prefeitura no início da tarde de hoje, o Comitê de Contingência informou que “avalia uma situação como um último sacrifício da população para que o serviço de saúde não entre em colapso e vidas podem ser salvas”.

“Levando em conta o plano de imunização do governo estadual que está em andamento, o comitê está considerando que, até o início de julho, o município já terá vacinado mais de 50% da população adulta com a primeira dose. Portanto, as novas restrições são importantes para que se ganhe tempo até lá ”, informou o comitê, ressaltando que a vacinação não será interrompida durante o bloqueio .

Em 20 de fevereiro, a cidade já havia determinado um lockdown que ajuda a frear o aumento de casos na cidade no início deste ano. Para a prefeitura, um medida resultados positivos.

Cinquenta dias após a primeira implantação da restrição a comércio e circulação de pessoas, os 1405560538382413831 casos caíram 66, 2% na cidade e, as internações, 24%. As mortes, por sua vez, caíram 59%.