20.2 C
Rio de Janeiro
- Publicidade -
- Publicidade -

Caso Rogério Cabloco revela que assédio sexual vai além de propostas diretas

- Publicidade - Diário Carioca Google News

O assédio sexual nem sempre se manifesta de maneira explícita com toques ou convites sexuais. Questionamentos constrangedores sobre a vida pessoal de funcionários também configuram crime e foi essa atitude que levou ao afastamento do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Rogério Caboclo. Segundo denúncia da imprensa, o dirigente teria feito diversas perguntas de cunho sexual a uma secretária da entidade. O áudio de uma das conversas foi revelado com exclusividade pelo programa Fantástico no último domingo.

advogado especialista em assédio sexual e entrevistador forense André Costa, que atua há mais de 10 anos investigando condutas inadequadas em empresas, explica que o assédio sexual começa, muitas vezes, de forma sutil. “As pessoas veem reportagens em que o chefe constrange um funcionário de forma explícita fazendo perguntas sobre sua vida sexual ou convites e acreditam que assédio é somente isso. Esse crime é um fenômeno de dominação de um ser humano em relação ao outro, então, ele começa com alguma ‘brincadeira’ ou ‘comentário’, algo muito mais sutil e é preciso estar atento a esses primeiros sinais”, afirma.

Em trechos do áudio divulgado pela mídia, a secretária de Caboclo demonstra estar incomodada com as perguntas dele e afirma que prefere não comentar sobre a vida pessoal, mas o chefe continua questionando se ela mantém algum relacionamento amoroso com um colega de trabalho. 

“Quando o líder vem com uma ‘brincadeira’ mais sutil sobre a vida pessoal, demonstrando interesse ou tentativa de controle, é assédio sexual”, explica. “Todo questionamento e comentário de cunho pessoal feitos aos subordinados que têm a ver com relacionamento amoroso, sexualidade e que seja acompanhado, principalmente, de uma ironia ou um sorriso sarcástico, já é considerado assédio sexual. Por que o chefe ou a chefe querem saber, por exemplo, com quem o funcionário ou a funcionária se relaciona? É algo que implica o código de ética sobre relacionamentos entre funcionários? Porque se não houver uma explicação profissional para o questionamento, a invasão já pode ser considerada assédio, principalmente se os questionamentos tiverem viés de deboche, ironia e sarcasmo, muitas vezes com risos e olhares insinuadores”, completa o advogado.

De acordo com o artigo 216-A do Código Penal brasileiro, o assédio sexual é o ato de “constranger” alguém com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se de sua condição de superioridade no exercício de emprego, cargo ou função, com pena prevista de até dois anos de detenção. “(O assédio) Não é algo estrondoso de início, ele vai ganhando forma até chegar nas últimas instâncias, com comportamentos extremamente diretos, agressivos e intimidatórios”, explica o advogado.

Na denúncia apresentada ao Conselho de Ética da Confederação Brasileira de Futebol, a funcionária alega ainda que sofreu insultos durante um dia de trabalho na casa do presidente. Na ocasião, após consumo de bebidas alcoólicas, ele a teria chamado de “cadelinha” e oferecido biscoitos de cachorro. Essa atitude é tipificada pelo Código Penal como assédio moral e também prevê detenção de até dois anos, além de uma indenização à vítima.

O caso está sendo investigado. “A discussão de casos como esse é importante para coibir condutas sexualmente indevidas no trabalho, assim como fora dele. Afinal, todo funcionário dentro de uma organização é um cidadão fora dela”, afirma Costa

MG: Iepha divulga pontuação provisória do ICMS Patrimônio Cultural

A tabela de pontuação provisória do programa ICMS Patrimônio Cultural, do exercício 2020, já está disponível...

Ministro da Saúde anuncia que 1,5 milhão de doses da Janssen chegam amanhã (22) no Brasil

Durante a audiência pública da Comissão Temporária da Covid - 19, no Senado, nesta segunda-feira (19,...

Horóscopo de terça-feira 22 de junho de 2021

Confira a previsão do horóscopo do dia 22 de junho de 2021 e fique por dentro de tudo o que o seu signo lhe reserva para o amor, dinheiro e saúde.

The Strokes compartilham trecho da nova música 'Starting Again' no anúncio de Maya Wiley

The Strokes apresentou uma prévia de uma nova música chamada 'Starting Again' em um comercial para a candidata a prefeito de...

Operação Zelotes: Lula e outros seis são absolvidos de acusação de corrupção

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outras seis pessoas foram absolvidas de acusação de corrupção...

Intenção de Consumo das Famílias tem alta de 2,1%

Nesta segunda-feira (18) a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou que...

CNM alerta municípios a enviarem dados do Siope

Os gestores municipais devem lembrar de realizar o registro bimestral das informações dos gastos em educação...

Ministério da Saúde promove curso sobre abordagem de famílias para doação de órgãos

Curso “Entrevista Familiar para Doação de Órgãos ”, promovido pelo Ministério da Saúde, está com inscrição...

O TEMPO EA TEMPERATURA: Nordeste com áreas de chuva nesta terça-feira (22)

Nesta terça-feira (21) o tempo passa a ficar firme na maior parte do Nordeste devido ao...

O TEMPO EA TEMPERATURA: Áreas de instabilidade nesta terça-feira (22) pelo Sudeste

Nesta terça-feira (22) uma frente fria avança deixando o tempo instável nas faixas sul ao leste...

O TEMPO EA TEMPERATURA: Tempo firme predomina em todo o Centro-Oeste nesta terça-feira (22)

Nesta terça-feira (21) o tempo firme predomina em todo o Centro-Oeste do Brasil. Somente no...

O TEMPO EA TEMPERATURA: Frio continua predominando na região Sul, nesta terça-feira (22)

Nesta terça-feira (21) uma frente fria avança pela costa da região Sul, deixando o tempo instável...

O TEMPO EA TEMPERATURA: Nesta terça-feira (22) a chuva chega com intensidade moderada à forte na região Norte

Conforme as condições de tempo praticamente praticamente como mesma, assim como a área da chuva, na...

Banco Central eleva de 4,85% para 5% a expansão do PIB para 2021

De acordo com o boletim Focus divulgado nesta segunda-feira (15) pelo Banco Central, com base em...

Covid-19: Queiroga afirma que todos os brasileiros acima de 18 anos devem receber a primeira dose da vacina até setembro

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que toda a população brasileira acima de 18 anos deve receber a primeira dose...