19.3 C
Los Angeles
quarta-feira, outubro 5, 2022

PSDB desautoriza apoio de Garcia a Bolsonaro, e secretários ameaçam debandada

Ao menos quatro secretários do governo de São Paulo podem pedir demissão nesta quarta-feira, 4, em razão do apoio do governador Rodrigo Garcia (PSDB) ao presidente Jair Bolsonaro (PL).

Vasco vira nos acréscimos sobre o Operário e segue firme no G-4 da Série B

O resultado encerra uma sequência de oito derrotas seguidas do Vasco como visitante. A última vitória havia sido em 16 de julho, quando fez 3 a 1 no Sampaio Corrêa, em São Luís (MA)

Idosa de SP cai em golpe de ‘namoro’ com Johnny Depp e tenta reaver R$ 208 mil

A idosa conta no processo que começou a conversar no Instagram com um perfil falso do ator e se "envolveu amorosamente" com o golpista.
InícioCássio Faeddo

Cássio Faeddo

Piso nacional da enfermagem: Populismo insalubre

O Ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu o Piso Nacional da Enfermagem, Lei 14.314/2022, ao decidir liminarmente na Ação Direta de Inconstitucionalidade - ADI 7.222.

Debate presidencial e verdades inconvenientes

O primeiro debate presidencial patrocinado por UOL, Band, Cultura e Folha conseguiu a proeza de juntar no mesmo evento Lula e Bolsonaro. E tal fato é algo relevantíssimo para a defesa do próprio processo democrático.

O isolamento de Bolsonaro

Jair Bolsonaro optou durante os quase quatro anos de seu mandato a prática do embate direto contra o Judiciário, mais propriamente em face do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral.

Rememorando Tiradentes

Há alguma conexão entre os valores de Tiradentes e o Brasil de hoje?

Bolsonaro, Lula e a Constituição

É uma pergunta pertinente a todos os candidatos: há planos de reformas estruturais das instituições e na Constituição brasileira?

Dialoguem com Ciro Gomes

Evitemos denominar qualquer candidatura como terceira via, pois só haveria este caminho de existissem duas alternativas que possuíssem o mínimo de planejamento administrativo. Não existem.

21 de março é o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial

No dia 21 de março de 1960, na África do Sul, 20 mil negros protestavam contra uma lei que limitava os lugares por onde eles podiam circular.

Um mundo sem Sérgio Vieira de Mello

Dizem que ninguém é insubstituível, mas há algumas pessoas que, além da humanidade intrinsecamente insubstituível, sob o ponto de vista de suas atividades no mundo fazem muita falta. Uma dessas pessoas tem o nome de Sérgio Vieira de Mello, que estaria completando no próximo 15 de março, 74 anos

As provas da CPI da pandemia

Há tantos fatos ordinariamente provados que chega a ser desnecessário extraí-los dos autos da CPI.

Justiça Social é um dever coletivo

Dia 20 de fevereiro se comemora o Dia Internacional da Justiça Social

11 de fevereiro é o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência

Não há desigualdade em desfavor dos homens, pois os homens sempre estiveram em situação privilegiada perante às mulheres.

A visita de Bolsonaro a Putin e o conflito na Ucrânia

O que pretende Bolsonaro ao se enfiar entre Putin, Macron, Biden, Alemanha, OTAN, China e Volodymyr Zelensky, Presidente da Ucrânia?

27 de janeiro marca o Dia Internacional das Vítimas do Holocausto

Esta data foi designada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, tendo relação com o dia em que as tropas soviéticas libertaram os prisioneiros dos campos de concentração e extermínio em Auschwitz. E, agora, no último dia 20 de janeiro, em boa hora a Assembleia Geral das Nações Unidas  editou uma resolução que condena a negação e a distorção do Holocausto

kirchnerismo sofre o mais duro revés após as eleições presidenciais

Na Argentina, assim como no Brasil, a perpetuação do modelo econômico de um país exportador de commodities, que sofre com variação global de preços, amarrou o crescimento do país.

A cínica votação da PEC 23

A política deveria servir para garantir a autonomia das instituições

Dignidade humana: de Pico della Mirandola até Round 6

A obra de Giovanni Pico della Mirandola serviu como base para a Declaração dos Direitos Humanos da ONU

A ONU e os desafios do Século XXI

A ONU foi fundada em um cenário pós duas grandes guerras mundiais, convivendo durante 40 anos em tentar equilibrar os conflitos oriundos da guerra fria entre EUA e a então União Soviética.

Agressões a Ciro Gomes: Freud não explica

É um devaneio acreditar que em apenas 11 meses antes da eleição uma nova candidatura poderá surfar uma onda como a de 2018 sem projeto ou militância.

Arthur Lira revogou o art. 85, II, da Constituição

Depois da omissão de Arthur Lira no caso de Bolsonaro, nenhum Presidente da República poderá mais sofrer processo de impeachment

As eleições de 2022 serão o primeiro teste para o Presidente Biden

Há um problema na visão do cidadão médio norte-americano, o desejo de continuar a ter um país protagonista, mas sem os custos e perdas humanas decorrentes de ações militares

O fim do Direito do Trabalho no Brasil

Podemos retirar todos os direitos trabalhistas sem criar um único novo posto de trabalho se não houver demanda decorrente de política econômica

O Brasil necessita de um presidente de centro ou um presidente centrado ?

O que tem ocorrido na atual gestão é o descolamento das lições básicas da política, a exemplo do que ensina Maquiavel.

Bolsonaro, centrão, o sapo e o escorpião

Quando Jair Bolsonaro entrega seu governo ao centrão e ainda se declara integrante da tropa, podemos ter a falsa impressão de que um segundo mandato de Bolsonaro ocorrerá nos mesmos moldes

Fundamentalismo supremo

O artigo 101 da Constituição determina que o “Supremo Tribunal Federal compõe-se de onze Ministros, escolhidos dentre cidadãos com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos de idade, de notável saber jurídico e reputação ilibada. ”

12 de junho é o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil

Se perguntarmos para a maioria das pessoas no Brasil o que simboliza o dia 12 de junho, muitos dirão que se trata do dia dos namorados

Haverá esforço importante contra os efeitos da covid-19 no mundo?

Não se eliminará o vírus com migalhas jogadas pela consciência pesada do Primeiro Mundo

Bolsonaro ataca a China e retoma a normalidade de sua política externa

A tranquilidade gerada pela saída de Ernesto Araújo do Ministério da Relações Exteriores parece ter sido apenas um sonho de uma noite do outono brasileiro.

A relação de trabalho entre jornalistas e empresas de comunicação

A Receita Federal, como noticiado amplamente, tem investigado a relação de trabalho entre alguns profissionais da imprensa e veículos de comunicação

Bolsonaro necessitará agir concretamente após a Cúpula do Clima

Bolsonaro arguiu pela preservação ambiental, mas não explicou como implementar ações de curtíssimo prazo. Nem teria tempo

Siga-nos