Ceará inicia plano de reabertura gradual da economia

Depois de uma fase de transição, a capital do Ceará, Fortaleza, inicia nesta segunda (8) a primeira etapa do chamado “Plano responsável de abertura das atividades econômicas e comportamentais”. Com a medida, os shoppings poderão funcionar das 12h às 20h. Já o comércio de rua, está liberado das 10h às 20h. Outras atividades econômicas poderão ter parte dos trabalhadores retomando as funções presenciais.

O governo do estado afirma que o retorno irá possibilitar a retomada de 82 mil empregos. Os plano foi anunciado pelo governador do estado, Camilo Santana (PT), e pelo prefeito de Fortaleza, Roberto Claudio (PDT). Em todo o estado, já passa de 65 mil o número de casos de Covid-19, com 4.120 mortes em decorrência da doença.  Segundo o governo do estado, a melhoria dos indicadores em Fortaleza possibilitou disparar a primeira fase do plano na capital. No entanto, a região norte do estado prosseguirá com medidas de isolamento social rígido em algumas cidades e as demais regiões cearenses continuarão na fase de transição.

::Movimentos Populares divulgam carta com preocupações sobre a retomada econômica no Ceará::

O que funciona em Fortaleza

Já nesta etapa, todas as cadeias produtivas da capital contarão com 40% dos trabalhadores liberados para cumprirem suas funções de maneira presencial. Entre as atividades permitidas estão a construção civil; indústria química; artigos de couros e calçados; indústria metalmecânica; têxteis e roupas, entre outras. A área da saúde, incluindo consultórios médicos e odontológicos, já´está autorizada a funcionar com sua capacidade total. 

Ainda seguem proibidas atividades religiosas, restaurantes com atendimento presencial, turismo e eventos, além de programações como cinemas, clubes e teatros.

O que diz o plano de abertura gradual

O “Plano responsável de abertura das atividades econômicas e comportamentais” teve início no dia 1º de junho e foi divido em quatro etapas. A fase de transição, foi iniciada no dia 1º e durou sete dias. Já a primeira fase, iniciada nesta segunda (8), deve durar quatorze dias. Segundo o governo do estado, as fases seguintes só serão implantadas de acordo com a avaliação dos indicadores epidemiológicos e se a ocupação dos leitos de UTI continuarem decrescendo no estado. A previsão é de que a segunda fase seja iniciada no dia 22 de junho, a terceira fase no dia 6 de julho e a quarta fase a partir de 20 de julho.

Fonte: BdF Ceará

Edição: Monyse Ravena e Raquel Júnia