Prorrogada exposição “Manuel Messias – Do Tamanho Do Brasil”, na Danielian Galeria

Danielian Galeria prorroga até 29 de outubro de 2021 a exposição “Manuel Messias – Do Tamanho Do Brasil”, com 50 obras de diversos períodos da trajetória do artista nascido em 1945 em Sergipe, e que foi ativo participante do cenário artístico do Rio de Janeiro até sua morte, em 2001, mesmo tendo enfrentado situações de extrema pobreza, e de nos últimos dez anos de sua vida ter estado por vários períodos em situação de rua. A exposição é o ponto de partida de um projeto coordenado por Marcus Lontra e Rafael Peixoto, que pretende “dar visibilidade e reconhecimento para a qualidade artística e poética da produção de Manuel Messias dos Santos (1945-2001)”.

A exposição pode ser vista ainda por um tour virtual em 3D, disponível no siteda galeria. No site contém textos dos curadores e de Ademar de Brito, além de comentários específicos sobre cada uma das séries expostas: “Fome”, “Loucura”, “Via Sacra”, “You Life m Fotogram”, “álbum YWW”, e um descritivo de todo o projeto, que abrange uma futura publicação.

O tour virtual em 3D ficará disponível no site da Danielian Galeria https://www.danielian.com.br/manuel-messias mesmo depois do término da exposição.

O projeto busca corrigir o apagamento cultural sofrido pelo artista, ativo no do circuito de exposições mesmo tendo vivido por longos períodos em situação de rua, em seus últimos dez anos de vida.
 

A exposição reúne principalmente xilogravuras, principal meio de trabalho de Manuel Messias, e também pinturas com tinta a óleo e pastel