<strong>Arena Carioca Dicró apresenta espetáculos de danças ‘Ensaios Abertos’</strong>

Apresentações gratuitas, que acontecem neste domingo, 24, fazem parte do Programa de Residências Artísticas

A Arena Carioca Dicró recebe neste domingo, dia 24, o espetáculo final do Projeto Ensaios Abertos – Edição Dança. Uma série de apresentações artísticas dos seis grupos contemplados pelo Programa de Residências Artísticas.

A partir das 11horas, a Arena localizada na Penha será palco dos espetáculos: Naízes da Coletivando Cia de Dança; Empodere-sy com Krystal Fokatruá ; BerroAltoMesmo com o grupo Berro; Avista no baile com a Cia Zona X,  Mina Rodada com Bonde das Rodadas e Danças, dancinhas e folias com Mayara de Assis. 

A iniciativa Ensaios Abertos – Edição Dança é parte do Programa de Residências Artísticas da Arena Carioca Dicró, que contemplou seis grupos e/ou artistas com bolsa de R$ 500 e oportunidade de ocupação do espaço cultural durante quatro dias para ensaios e preparação do espetáculo que acontece neste domingo.

De acordo com a coordenadora da Arena Dicró, Gisela Jacob, o espaço cultural localizado na Penha, vem desenvolvendo e aprimorando a prática das residências ao longo da sua trajetória, contribuindo assim, para o fortalecimento das políticas públicas de cultura.

Estamos muito felizes em promover e apresentar para a cidade um Programa de Residências Artísticas que vem sendo consolidado a cada edição. Pela primeira vez, temos a possibilidade de fomentar e apoiar artistas e profissionais através de recursos via Lei Federal.” – comemora Gisele Jacob.

Sobre o Programa de Residências Artísticas da Arena Dicró:

Desde 2014, a Arena Carioca Dicró desenvolve experiências de residências para artistas de origem periférica. A partir dos projetos Ensaios Abertos, #LABDICRÓ, Ocupação Galeria L e das Vivências, o espaço cultural construiu o Programa de Residências Artísticas que compõe a programação regular do espaço e ao longo dos anos, já atendeu mais de 100 iniciativas artísticas. Este ano foram três editais que contemplaram 16 artistas e grupos da dança, teatro e artes visuais/plásticas, com bolsa de até R$ 1.000.

O Programa de Residências Artísticas da Arena Carioca Dicró é apresentado pelo Ministério do Turismo, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura. Tem patrocínio da IBM, Instituto Cultural Vale, Itaú, Cyrela, Colgate, MR Mineração e Smart Fit, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Apoio: Água Mineral Donna Natureza e Academia Valéria Moreyra. Apoio Institucional: Itaú Cultural. Realização: Observatório de Favelas, Secretaria Municipal de Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

Sobre a Arena Carioca Dicró                                                  .

Inaugurada em junho de 2012, a Arena Carioca Carlos Roberto de Oliveira – Dicró é um espaço cultural da Prefeitura do Rio de Janeiro, cogerido  pela Secretaria Municipal de Cultura e pelo Observatório de Favelas do Rio de Janeiro. Localizada na Penha, em nome homenageia um grande artista, intérprete  e compositor da música popular brasileira, morador da Leopoldina. O espaço destaca-se por ser um grande centro de difusão de produtos artísticos, de formação em diversas linguagens artísticas dentre elas balé Infantil, teatro juvenil, aulão de passinho, dança de salão, dança árabe, capoeira, circo. Além de possuir um teatro com capacidade para 338 pessoas.

Sobre o Observatório de Favelas                                   .

Observatório de Favelas, criado em 2001, é uma organização da sociedade civil sediada no Conjunto de Favelas da Maré, mas com atuação nacional. Dedica-se à produção de conhecimento e metodologias visando incidir em políticas públicas sobre as favelas e promover o direito à cidade. Fundado por pesquisadores e profissionais oriundos de espaços populares, tem como missão construir experiências que contribuam para a superação das desigualdades e o fortalecimento da democracia a partir da afirmação das favelas e periferias como territórios de potências e direitos. Atualmente, tem em andamento projetos, divididos em cinco áreas: Arte e Território, Comunicação, Direito à Vida e Segurança Pública, Educação e Políticas Urbanas. Muitos em parcerias com universidades, organizações locais, nacionais e internacionais.

Serviço

Apresentação final do Projeto Ensaios Abertos – Edição Dança

Data: Domingo, 24 de Abril  De 11h às 16h

Local: Arena Carioca Dicró

Av. Braz de Pina, Sn – Parque Ary Barroso – Penha

Tel: (21) 3486-7643

Entrada Franca