Tudo o que você precisa saber para pintar em metal

Pintar metal pode parecer um pouco complexo, considerando que em muitas ocasiões não se sabe qual é a tinta correta a escolher.

Pintar metal pode parecer um pouco complexo, considerando que em muitas ocasiões não se sabe qual é a tinta correta a escolher.

Antes de mais nada, ao pintar em metal é necessário preparar a superfície escolhida antes de iniciar todo o processo. Deve certificar-se de que a superfície está limpa, firme e bem desengordurada antes de aplicar os produtos. Os vestígios de tinta que possam desprender-se devem ser removidos e, caso haja oxidação, deve-se lixar até que a ferrugem solta seja removida. Dessa forma, é gerado o que se chama de “perfil de ancoragem”, que é justamente obter a superfície adequada onde a tinta possa aderir corretamente.

Para completar a preparação da superfície, podemos aplicar um primer anticorrosivo (base, fundo).

Como é possível ver, pintar metal requer cuidados especiais para obter os melhores resultados e alguns elementos muito importantes devem ser levados em consideração. Esses são os maiores destaques.

O tipo de tinta a ser usada

Nesse ponto, vale ressaltar que uma das melhores tintas para pintar em metal é o esmalte anticorrosivo. Longe de ser um tipo de tinta difícil de obter, a verdade é que inúmeras marcas no mercado oferecem opções interessantes para este tipo de tinta. Uma das mais destacadas é, sem dúvida, a marca Metal Protection da Rust-Oleum, que provou ser eficiente o suficiente para obter um trabalho de alta qualidade. Sendo anticorrosivo, pode ser aplicado em metal oxidado bem aderido ou para evitar a oxidação de objetos e superfícies metálicas internas e externas. Tanto sua versão aerossol quanto enlatada possuem grande capacidade de cobertura, poder de aderência e elasticidade que previne o peeling. Além disso, existem várias opções de acabamento atraentes e duráveis, incluindo fosco, brilhante, metálico e martelado.

Por outro lado, é importante considerar que antes de começar a pintar na superfície, deve-se aplicar uma base de modo a cobrir os diferentes poros que se encontram no metal. Isto deve ser feito porque lhe dará um resultado que não só é impecável mas também uniforme. Isto também o ajudará a evitar as incómodas oxidações que normalmente ocorrem em superfícies metálicas. 

Como pintar corretamente em superfícies metálicas

Como verá em numerosos tutoriais, uma das formas de aplicar a tinta escolhida ao metal é com um pincel. Este método de aplicação é um método que irá dar grandes resultados. Ao mesmo tempo, existem também outras boas alternativas para a pintura em metal, tais como a utilização de uma lata de spray.

Além disso, deve-se ter em conta que se tiver equipamento sem ar sofisticado, o acabamento será muito mais fino, o que requer uma técnica algo difícil de aprender, e em questões estéticas pode não ser o que está à espera.

Também é importante saber que antes de iniciar todo o trabalho terá de limpar bem a superfície metálica. Afinal, é isto que irá remover qualquer tinta que tenha sido usada anteriormente no material. Claro que isto também removerá outros elementos como gordura, ferrugem, sujidade ou pó, que serão primordiais, caso contrário corre-se o risco de o acabamento final ser uma verdadeira confusão.

Acções a tomar em função do estado da superfície.

Se o metal em que vai trabalhar estiver enferrujado, deve remover a ferrugem o mais depressa possível para evitar problemas. Isto pode ser feito com lixa no caso de a ferrugem não ser tão perceptível, ou mesmo aplicando a famosa decapagem no caso de haver muita corrosão no metal.

Por outro lado, se o metal não for minimamente oxidado, é muito provável que contenha muita gordura, pelo que terá de o remover com qualquer produto desengordurante para que a tinta possa aderir da melhor forma possível. É importante notar que após a sua aplicação, é necessário pegar num pano e limpar o metal com força para remover cada um dos restos mortais.