Galpão Bela Maré celebra 10 anos com exposição de artes visuais

O Galpão Bela Maré completa 10 anos de história e de produção de arte no território da Maré e para celebrar essa trajetória lança no próximo dia 07 de maio, às 15 horas, a Exposição Misturas.

A exposição de artes visuais, que ficará aberta à visitação até dia 06 de agosto, propõe referências e materialidades entre diferentes gerações e temporalidades em diálogos com o território, com o espaço e suas singularidades.

De acordo com o curador do espaço, Jean Carlos Azuos, reunir artistas e obras que permearam os dez anos do Bela é também planejar o futuro deste território da arte de tantos atravessamentos, e invocar sua manutenção e ampliação:

“A exposição Misturas organiza corporeidades, poéticas e geografias que corroboram para o pensamento e caminhos do Galpão Bela Maré. É uma mostra-símbolo que retrata uma década de grandes construções e experiências no campo artístico brasileiro, e que se inspira a projetar outros horizontes possíveis no espaço aliados à sua sobrevivência, ampliação e adensamento.” – comemora Azuos que assina a curadoria da exposição ao lado de Clarissa Diniz.

Galpão Bela Maré
Galpão Bela Maré

Para os organizadores, a exposição Misturas representa muito do que o espaço cultural, localizado no Conjunto de Favelas da Maré, realizou e o trabalho de formação e exposição artística e educativa que consolidou ao longo destes 10 anos. A mostra reunirá obras de dezenove artistas de diferentes gerações, repertórios, geografias e interesses.

A programação de abertura da exposição será composta por música, intervenções e performances artísticas. Nos dias que seguem, a exposição terá visitação de terça a sábado de 10h às 18h. Já as visitas mediadas, acontecem sempre às terças e quintas, a partir de 14 horas. Além da exposição, o Programa Educativo do Galpão Bela Maré propõe, ao longo do período expositivo, uma série de atividades que dialogam com a Mostra. 

A Exposição Misturas é apresentada pelo Ministério do Turismo, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Observatório de Favelas. Tem patrocínio da IBM, Instituto Cultural Vale, Itaú Unibanco, Cyrela, Colgate, MR Mineração e Smart Fit, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Fomento: FOCA – Edital de Fomento à Cultura Carioca.  Apoio Institucional: Itaú Cultural e Instituto JCA. Parceria: Produtora Automatica Realização: Observatório de Favelas, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

Sobre o Galpão Bela Maré.                                                          .                  
Inaugurado em 2011, o Galpão Bela Maré, localizado no Conjunto de Favelas da Maré, representa o projeto institucional do Observatório de Favelas do Rio de Janeiro, em parceria com a Produtora Automatica, na construção de um espaço alternativo dentro do cenário das artes do Rio de Janeiro metropolitano. O espaço existe com o objetivo de contribuir para a democratização e difusão de todos os tipos de expressões artísticas.

Sobre o Observatório de Favelas.                                                     .
Observatório de Favelas, criado em 2001, é uma organização da sociedade civil sediada no Conjunto de Favelas da Maré, mas com atuação nacional. Dedica-se à produção de conhecimento e metodologias visando incidir em políticas públicas sobre as favelas e promover o direito à cidade. Fundado por pesquisadores e profissionais oriundos de espaços populares, tem como missão construir experiências que contribuam para a superação das desigualdades e o fortalecimento da democracia a partir da afirmação das favelas e periferias como territórios de potências e direitos. Atualmente, tem em andamento projetos, divididos em cinco áreas: Arte e Território, Comunicação, Direito à Vida e Segurança Pública, Educação e Políticas Urbanas. Muitos em parcerias com universidades, organizações locais, nacionais e internacionais.

Serviço
Abertura da Exposição Misturas
Data: 07 de maio de 2022 às 15h
Local: Galpão Bela Maré
Rua Bittencourt Sampaio, 169

Entrada Franca

Programação Abertura
15h – Diáspora – Percurso de Olaria até a Maré por Yhuri Cruz e convidades (Concentração: estação BRT Olaria / Cacique de Ramos)

 18h – Dia de Baile por Allan Weber + DJs Sets

Visitas Mediadas [TERÇAS e QUINTAS] 14:00h

Visitação: 10 de maio – 06 de agosto, terça a sábado de 10h às 18h

Curadoria
Clarissa Diniz
Jean Carlos Azuos


Artistas

Agrade Camiz

Agrippina R. Manhattan

Arcasi

Arjan Martins

Cláudio Cambra

Douglas Soares

Elilson

Guilhermina Augusti

Irmãs Brasil

Jota Mombaça

Luiz Zerbini

MAMBA NEGRA

Mulambo

Patfudyda

Paulo Cesar

Rafael Bqueer

Raul Mourão

Rdoisó / ROBSON PEDRO

Yhuri Cruz